SÃO BENTO DO SUL. Certamente você conhece “Stairway to Heaven”, “Bohemian Rhapsody”, “Daytripper”, “Jump” e “Sweet Child O’Mine”, e já ouviu essas canções dezenas de vezes. Mas a forma como elas são apresentadas pela Orquestra Prelúdio talvez lhe soe inédita e até surpreendente.
E o público da região poderá tirar a prova no dia 13 (sexta-feira), quando o grupo de Joinville apresentará o projeto “Orquestrando SC” no Centro Cultural Dr. Genésio Tureck. Os ingressos são gratuitos e já estão disponíveis no site sympla.com.br.
A Prelúdio retoma o projeto de reinterpretar clássicos do rock com arranjos orquestrais iniciado em 2022, mas com novidades. Estão no repertório Queen, Beatles, Led Zeppelin, Elvis Presley, Van Halen, Eagles, AC/DC, Guns n’Roses e outros grandes nomes, além de um recorte do famoso musical “O Fantasma da Ópera”.
Além do grupo de cordas com 20 integrantes, as apresentações contam com os cantores Tobias Alexandre Barros (também baixista) e Karla Huch, com o guitarrista Vitor Roberto e o baterista Rafael Vieira.
“É importante quebrarmos as barreiras existentes entre os gêneros musicais. O rock também pode ser música erudita, dependendo do nível de elaboração das composições”, sugere o maestro Rafael Huch.
“As pessoas podem ter certeza de que será uma apresentação que agradará a família, porque o rock tem disso, conseguimos ver o neto e o avô curtindo lado a lado o mesmo repertório”.
O “Orquestrando SC” foi contemplado pela Lei de Incentivo Fiscal PIC (Programa de Incentivo à Cultura de Santa Catarina), da Fundação Catarinense de Cultura (FCC). Tem como proponente a Acaje (Associação Cultural e Artística de Joinville) e conta com o patrocínio da Celesc e FCM Motores. O apoio fica por conta da NDTV, Prelúdio Academia de Arte e HS Produções Musicais.
Além de São Bento do Sul, o projeto promove apresentações da Orquestra Prelúdio em Joinville, Pomerode e São Francisco do Sul.
Sobre a orquestra
A Prelúdio iniciou suas atividades em 2011, com o objetivo de oportunizar a vivência e a prática musical em conjunto para músicos de Joinville. Desde então, tornou-se referência no gênero da música instrumental em Santa Catarina, onde já alcançou um público de aproximadamente 30 mil pessoas em concertos, ensaios abertos e outras apresentações.
Em 2018, o grupo iniciou um projeto de extensão, passando a oferecer aulas gratuitas para crianças e adolescentes do bairro Jardim Paraíso, em Joinville.