RIO NEGRINHO. O projeto Reza a Lenda, produzido com recursos da Lei Paulo Gustavo no município, será apresentado a partir das 19h30 dessa quinta-feira (28), no auditório do Iprerio, no Centro. O evento é aberto ao público e a entrada, gratuita.
O documentário traz a história de duas benzedeiras da cidade, que aprenderam ainda jovens sobre a arte do benzimento. O trabalho também chama a atenção para o fato de que essa prática, infelizmente, está se perdendo com o tempo.
O curta-metragem foi produzido pela Cia Caravana e tem como proponente o historiador Christian Hacke.
“Nossa ideia foi justamente trazer luz à essas práticas e mostrar que elas estão se perdendo. Se antes era mais fácil encontrar uma benzedeira na cidade, hoje essa procura se torna mais difícil”, explica.
Nesse projeto, estão sendo contadas as histórias de Maria Zenilda Schauer, moradora do bairro Industrial Norte, e Maria Ivanilde Schroeder, a Dona Vani, moradora do bairro Vila Nova. Ambas possuem anos de experiência na prática do benzimento e contam como tudo começou.
“Como o espaço do Iprerio é menor, para cerca de 50 pessoas, programamos uma segunda apresentação para o dia 23 de outubro, dessa vez no Centro de Excelência”, comentou o proponente.
Ficha técnica
Produção: Cia Caravana
Direção geral: Dieizon Cabral
Diretor de projeto:Christian Hacke
Apresentação: Alessandra Regina Nascimento Tonim
Roteiro: André Carlos de Lima
Fotografia: Ana Carolina Nascimento de Oliveira
Trilha sonora autoral: Laíne Cielusinsky Train
Social media: Eluiza Brunnquell Treml
Filmagem: MEP Produções