ESTADO. Rio Negrinho foi uma das cidades catarinenses que registraram temperaturas abaixo de zero entre às 02h e 08h desta segunda-feira (26). Segundo a Defesa Civil estadual, o município ficou em 6° lugar dentre os com índices de temperatura mais baixas do Planalto Norte e Planalto Sul, chegando à mínima de (-2,1°C).
“Fomos jogar água no parabrisa para derreter o gelo, pois não dava pra ver nada”, conta morador
Seguidor do Nossas Notícias, Matheus Miranda compartilhou com nossa reportagem um vídeo que publicou em seus stories do Instagram às 05h47.
Ele contou que juntamente com o pai trabalha em uma fábrica de móveis da cidade mas os dois estavam indo para Balneário Camboriú, retirar o mobiliário que ficou exposto em uma feira da qual a empresa participou.
“Paramos no Posto Nova Geração, no Industrial Norte, para jogar água no parabrisa para derreter o gelo, pois não dava pra ver nada. Estava frio, com um vento gelado”.
Conforme a DC, dentre as outras cidades com as mais baixas temperaturas nas duas regiões até o início da manhã estão: Urupema e Porto União, ambas com (-3.4°C), Major Vieira com (-3.5°C), Porto União (-2.4ºC), Monte Castelo (-2.3°C), Itaiópolis com (-2.1°C), e São Bento do Sul (-1.8°C).
Frio continua em Santa Catarina
A previsão da Defesa Civil indica que a massa de ar frio de origem polar continuará influenciando o clima no estado nos próximos dias, mantendo as temperaturas baixas e a sensação de frio intenso.
Previsão do tempo para Rio Negrinho
• Terça-feira (14): máxima de 16°C e mínima de 1°C
• Quarta-feira (15): parcialmente nublado, com máxima de 17°C e mínima de 3°C
• Quinta-feira (16): máxima de 23°C e mínima de 8°C
• Sexta-feira (17): parcialmente nublado, com máxima de 23°C e mínima de 12°C.
A Defesa Civil reforça a importância de cuidados essenciais para a população. Entre as principais orientações, destaca-se a necessidade de redobrar a atenção com as pessoas mais vulneráveis, como idosos, crianças e pessoas em situação de rua, além dos animais domésticos. Para se proteger do frio, é fundamental vestir roupas quentes e manter-se hidratado.
A equipe do órgão também alerta para a importância de evitar locais aglomerados, prevenindo a propagação de doenças. Manter a higiene das mãos é outra medida essencial para garantir a saúde durante esse período.
O risco para ocorrências associadas ao declínio das temperaturas, como desconforto térmico, agravamento de doenças cardiorrespiratórias e hipotermia, é considerado moderado. A recomendação é de que a população redobre os cuidados até que as condições climáticas se estabilizem.