RIO NEGRINHO. Mais um trabalho do médico veterinário rio-negrinhense Stanley Viliczinski teve um final feliz. Na última semana ele foi o responsável pelo auxílio na recuperação de um cervo que foi resgatado pela Polícia Ambiental na área urbana de Canoinhas, no mesmo período.
Segundo o profissional, de imediato foi feita a contenção do animal em área segura, cumprindo com as orientações necessárias.
“Ele não apresentava fratura, mas como é uma especie que sofre de miopatia de captura, precisou ser capturado, avaliado, sedado, medicado bem rápido e já solto, em segurança, para não morrer em cativeiro, de estresse”, explicou à reportagem aqui do Nossas Notícias.
Ainda conforme o especialista, o cervo apresentava também vários ferimentos, alguns antigos e outros mais recentes.
“Tinha uma escoriação que parecia marca de atropelamento e além disso estava com um machucado de cerca de arame próximo do olho”, detalhou.
O veterinário enfatizou que todo o trabalho foi feito com o monitoramento da Polícia Ambiental, através de uma parceria que vem acontecendo há vários anos.
“Graças a Deus, deu tudo certo”, comemorou com animação.
Viliczinski lembrou que essa espécie de cervo é bem comum na região, em áreas fechadas e frisou que o animal inclusive é protegido por lei.
“Mas infelizmente são muito visados pelos caçadores. É proibida a caça desse animal, mas, mesmo assim, ainda tem vários que buscam abatê-los”, lamentou.
Stanley frisou também que a Polícia Ambiental de Canoinhas atua em toda a região, que cobre Rio Negrinho e Mafra, até Santa Cecília.
“Quem tiver suspeita, escutar tiro, ou perceber esse tipo de situação, basta fazer o acionamento através do 190 e os policiais farão as devidas averiguações e fiscalizações”, encerrou.