SÃO BENTO DO SUL. O Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado para Autismo Professora Maria Celeste Novack foi totalmente reformado e está pronto para uso dos professores, profissionais que atendem os alunos e, em especial, dos matriculados da unidade.
A obra que ocorreu no prédio que abrigava a antiga PEM Ladir dos Santos, localizada no bairro Dona Francisca, foi anunciada no fim de outubro de 2023, e entregue oficialmente na última terça-feira (30), ainda no mês de Conscientização do Autismo.
A reforma passou por diversas etapas, com o investimento inicial de cerca de R$ 320 mil, mas com a identificação de novas demandas para que atenda completamente a necessidade dos alunos, foram aditivados mais R$ 146 mil.
Conforme o engenheiro da Secretaria de Planejamento e Urbanismo, Marcelo Laynes Milla, o espaço ganhou novos banheiros, um deles com acessibilidade, mais uma sala de aula, cozinha, nivelamento do piso, troca dos vidros nas janelas, novo toldo e a troca do telhado, um dos pedidos mais urgentes, já que entrava água no local em dias de chuva, além de demais melhorias.
“Vale destacar a cor azul, símbolo do autismo, empregada em diversos pontos da obra”, disse.
O prefeito Antonio Tomazini lembrou que o antigo espaço do Centro de Autismo, na rua João Muhlbauer, já não supria mais as conveniências mínimas para o andamento dos trabalhos.
“Vimos que um lugar mais espaçoso, com área de lazer e passível de ampliação deveria ser disponibilizado. Viabilizamos o projeto e essa mudança através da união de diversas secretarias e estamos contentes com o resultado”.
100 alunos
A diretora do Centro de Autismo, Geovanna Vicente, comentou que a reforma vai trazer diversos benefícios para todos, incluindo alunos, professores e os familiares.
“As famílias vão se sentir mais acolhidas e vão saber que o espaço é mais seguro para os filhos. Hoje estamos com cerca de 100 alunos, bem acolhidos por nossa equipe multidisciplinar e com estrutura adequada. Ainda recentemente fomos beneficiados com a aquisição de um veículo de sete lugares para transporte dos nossos alunos”.
Ela chamou a atenção para o aumento dos diagnósticos do Transtorno do Espectro Autista (TEA) e de como uma estrutura melhor no município vai fazer diferença para os diagnosticados.
“A prefeitura não tem medido esforços para melhorar e facilitar o acesso ao nosso atendimento. Essas ações vão contribuir para a interação, o desenvolvimento intelectual e o aprendizado”, agradeceu.
Como participar?
Toda a comunidade TEA no município pode participar das atividades no Centro de Autismo.
Geovanna aconselha que, junto com o laudo médico, o responsável pelo aluno agende uma visita ao espaço.
Após uma conversa, os profissionais vão detectar o melhor tratamento para cada caso.
“Temos serviços individuais ou em grupo, orientação familiar, oficinas terapêuticas, brinquedoteca, terapias, artes, educação física, tecnologia assistiva e mais”, citou.
O agendamento pode ser feito pelo 3635-5319 ou pessoalmente. O Centro de Autismo está localizado na Estrada Dona Francisca, também no bairro Dona Francisca, no número 3465.