A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Rio Negrinho recebeu na tarde de ontem (19), o montante de R$ 150 mil, articulados pela ex-vereadora Nubia Lafaiette, junto a Carmen Zanotto, deputada federal licenciada e atual Secretária Estadual de Saúde.
A entrega do documento que garante a verba direta e exclusivamente à APAE, aconteceu na sede da instituição.
O recurso é fruto de uma audiência ocorrida em agosto do ano passado em Florianópolis, da qual participaram Núbia e uma equipe de profissionais da APAE – dentre eles a presidente, Tatiane Marega; a diretora, Anelize Tureck dos Santos; a secretária pedagógica, Emili Rudnick; a orientadora pedagógica, Michele Oliveira Luiz Coan e o advogado Bruno Bortot.
Nubia explicou que este foi o segundo recurso que conseguiu que fosse disponibilizado para a escola rio-negrinhense, sendo que em 2023 já havia articulado a liberação de R$ 30 mil já para a manutenção da APAE.
“A Secretária espera que o valor seja bem investido e deixou claro que foi um pedido nosso para a instituição. Vamos torcer para que a gente consiga mais no decorrer de 2025”.
A ex-vereadora faz questão de enfatizar também que independente do pleito eleitoral deste 2024, não depende da política para ver, mas sim está buscando recursos de forma voluntária para a cidade.
“Não sou assessora de ninguém, sou voluntária e enquanto cidadã sempre tento buscar o melhor”, frisou, destacando que sua prioridade é a busca de recursos para o setor de saúde.
“Independente de partido político ou de qualquer outra situação, acho que se todo mundo fizer a sua parte, as coisas funcionarão bem melhor. A gente quer representantes que venham aqui e também dividam o que pode ser partilhado entre os municípios”.
De acordo com a direção da APAE, o recurso poderá ser utilizado para várias finalidades, como o pagamento de salário de técnicos, mas a aplicação dos valores ainda não está definida.
“A demanda é bastante grande, são muitas coisas”, explicou Tatiane.
Atualmente a instituição conta com 149 educandos, sendo uma parte destes, frequentadores do setor de Estimulação Precoce. Além disso, conforme ela, ainda há alunos na fila de espera.
“A gente só tem a agradecer o apoio da secretária Carmen Zanotto e da Nubia, que sempre é nossa parceira e não esquece da APAE. Precisamos de doações e projetos para poder fazer sempre melhor. Sem a comunidade a gente não é nada e a instituição e os educandos são gratos a essa parceria que tanto contribui para a melhoria no atendimento que prestamos”, encerrou.