SÃO BENTO DO SUL. Localizado próximo ao trevo do bairro Mato Preto, o Museu Natural Ornith Bollmann abre suas portas para a comunidade, oferecendo uma oportunidade fascinante de explorar a riqueza da fauna e flora local. Anexo à Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, o local é um tesouro escondido, abrigando uma variedade impressionante de espécimes biológicos e recursos naturais.
Com um horário de funcionamento de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 12h e das 13h às 16h30, o museu é acessível para todos os que desejam mergulhar na beleza e complexidade da natureza.
Durante a visita, os interessados podem apreciar uma extensa coleção de insetos, animais taxidermizados, ovos de aves, ossadas, rochas, minerais, fósseis e outros espécimes biológicos conservados.
Para uma experiência ainda mais enriquecedora, o Museu Natural Ornith Bollmann oferece a opção de visitas guiadas para grupos, pela bióloga Leda Maria Veber.
Os interessados podem agendar suas visitas enviando um e-mail para museunatural@saobentodosul.sc.gov.br, especificando a data e horário desejados. As visitas guiadas são realizadas de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h.
O museu, reconhecido como um importante espaço de preservação e divulgação da biodiversidade local, possui um foco especial na entomologia, com destaque para os Lepidópteros, mais conhecidos como borboletas. Os visitantes têm a oportunidade de aprender sobre a ecologia e o comportamento desses insetos fascinantes, além de explorar outras áreas da zoologia e botânica.