O rio-negrinhense Ademir José Ribeiro foi um dos irmãos “Ribeiro” que participou pela primeira vez da Corrida de São Silvestre, em São Paulo (SP). A prova, uma das maiores da América Latina, aconteceu no dia 31 de dezembro. Ele foi acompanhado dos irmãos Cláudio e Eliane; os três são sócios proprietários da Academia Training.
“Era um sonho que sempre tive, desde adolescente, quando comecei a correr. 2023 foi um ano de muitas lesões, tive a panturrilha e joelho afetados e um mês antes da São Silvestre tive uma distensão muscular na coxa posterior, o que me atrapalhou muito”, falou à reportagem aqui do Nossas Notícias.
Mas com os desafios superados, Ademir pôde aproveitar cada minuto do percurso.
“Foi uma experiência única, a melhor coisa que eu pude vivenciar em corrida, foi emocionante demais!”.
E como o esporte é também uma escola de vida, ele contou qual foi seu aprendizado após o evento.
“Para mim a lição foi de que nunca é tarde para participar de uma corrida deste nível. Para quem quer ir, recomendo que o quanto antes participe, melhor, mas é importante se preparar muito”.
Ribeiro ficou em 1898º lugar no geral, dentre quase 35 mil corredores. Ele percorreu o trajeto em 1 hora e 16 minutos.
Ademir acredita que em breve participará de outras competições locais e regionais.
“Pretendo participar, mas por perto, aqui na região, como das corridas do Sesi e da Unimed”, adiantou.
Dicas
Nossa reportagem pediu que ele desse algumas dicas para quem já corre e para quem pretende correr.
“Para quem já corre, recomendo que seja disciplinado (a) nos treinos e que procure um profissional para acompanhar e passar os treinamentos. Isso é para que você não venha a ter algum problema mais sério. E para quem está começando, que vá devagar, que comece com caminhadas e depois siga com trotezinhos ou corridinhas leves, intervaladas. O importante também é fazer fortalecimento, mas mais importante ainda é, antes de começar, procurar um médico e fazer os exames necessários. Depois, se quiser um resultado mais rápido ou boa performance, procurar um profissional na área da Educação Física”, encerrou.