SÃO BENTO DO SUL. A prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu o evento “Enfrentamento da Mortalidade Fetal e Fortalecimento do Pré-Natal”, um conjunto de palestras para os profissionais da Saúde no município, com ênfase no acompanhamento de pré-natal. O objetivo do encontro foi adquirir conhecimento e promover discussões para melhorar a qualidade dos atendimentos aos pacientes.
No primeiro momento da programação, a enfermeira Elaine do Prado e o médico infectologista Luiz Felipe Moreira trouxeram dados referentes à mortalidade feminina em idade fértil e fetal, de 2019 a 2022, em São Bento do Sul. No total, 111 mulheres em idade fértil morreram neste período. Já óbitos fetais foram 43. Elaine também destacou que a maior causa de morte na cidade está relacionada a neoplasias ou tumores. Os de mama e útero são os mais recorrentes.
A programação também contou com palestra com o médico ginecologista Heleno Vellozo e oficinas relacionadas ao pré-natal, com a enfermeira Beatriz Liebl e com as médicas Francine Jasnievski, Andrea Duvoisin e Thais Aimée.