Nesta quinta-feira (09), policiais civis dos estados de São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro se uniram para deflagrar a operação “Tropos” de forma simultânea.
A ação visou combater uma organização criminosa voltada a prática de fraudes eletrônicas e bancárias nos quatro estados. Foram cumpridos mandados de prisão temporários e 36 buscas domiciliares.
A Divisão de Investigação Criminal (DIC) de Joinville (SC), contou com o apoio de equipes de São Bento do Sul, Mafra, Canoinhas, Rio Negrinho, Jaraguá do Sul e Florianópolis.
Durante a madrugada, os agentes realizaram diligências simultâneas em Porto Alegre (RS), Joinville e Florianópolis (SC), São Paulo, Guarulhos e Ferraz de Vasconcelos (SP), Vespasiano e Ribeirão das Neves (MG) e Rio de Janeiro (RJ).
Nas ações foram presas 10 pessoas e apreendidos documentos e aparelhos celulares. Todos os suspeitos encontrados foram interrogados. Cinco pessoas seguem foragidas.
Investigação
A investigação durou cerca de três anos e contou com o apoio da Delegacia de Polícia de Pedrinhas Paulista (SP), local onde um dos crimes foi cometido.
Foram identificados 36 integrantes desse grupo. De acordo com a polícia, apenas uma das vítimas sofreu um prejuízo estimado em quase meio milhão de reais.
A fraude contou com falsos contatos telefônicos, onde os criminosos se passavam por funcionários das instituições bancárias, e levavam a vítima a efetuar operações bancárias em seu prejuízo.
Além disso, movimentavam os valores obtidos fraudulentamente de maneira rápida e fracionada, dissimulando a origem desses valores e, assim, dificultando a atuação policial.
Via: SCC10