SÃO BENTO DO SUL. O projeto Economia Circular na Prática, do SAMAE (do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), está concorrendo ao Prêmio Objetivos de Desenvolvimento Sustentável de Santa Catarina (ODS SC 2023), na categoria Poder Público.
O prêmio tem como objetivo reconhecer e premiar as iniciativas mais inovadoras e transformadoras em Santa Catarina, que estão alinhadas com os objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
O projeto inscrito tem como base o trabalho realizado na Usina de Processamento de Resíduos, que iniciou em 2022. No processo de trabalho, o lixo, que chega envolto em sacolas plásticas é composto basicamente por 50% do resíduo orgânico e o resto tem diversos materiais, como vidro, plástico e papelão, passa por uma máquina que abre as sacolinhas dentro de uma esteira de triagem, tiram o alumínio e os materiais nobres, que são triturados e entram em outro sistema.
É tirado todo o material orgânico presente nesses 50%. O material orgânico vai para um sistema chamado biodigestor, que fermenta aquele material e produz o biogás, que, por sua vez, alimenta o motor que está acoplado no gerador. O gerador está ligado na rede da concessionária de energia.
“Iniciamos em fevereiro de 2022 com um processo chamado de “pré-operação” que rodou até agosto de 2023. Com base nessa pré-operação fizemos algumas melhorias operacionais no projeto e estamos licitando a contratação da mão de obra definitiva, que está agendada para o dia 27 de outubro”, comenta Osvalcir Peters, diretor-presidente do Samae.
O prêmio está na sua quarta edição e, após dois meses de classificação e avaliação, a equipe avaliadora divulgou os finalistas no dia 17 de outubro.
O projeto são-bentense concorre com outros dois finalistas: o projeto de Educação Alimentar e Nutricional? da Secretaria de Desenvolvimento Social de Blumenau e o Projeto Hortas Solidárias Urbanas, da Prefeitura Municipal de São José. A premiação ocorre no dia 26 de outubro na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), em Florianópolis.