RIO NEGRINHO. O prefeito Caio Treml divulgou no final desta tarde (11), em suas redes sociais, que a administração conseguiu na justiça o bloqueio de três veículos do Secretário de Finanças que foi preso nesta manhã, por envolvimento no desvio de cerca de R$ 3,3 milhões do município.
Os carros são uma SUV Equinox, um Chevrolet Cruze e um modelo estilo Fiorino. Conforme Treml, os veículos ficarão dentro da garagem da prefeitura, pois retornaram agora à posse do município, fiel depositário dos bens.
Ainda de acordo com ele, os carros irão a leilão, quando o judiciário autorizar, e os valores devolvidos aos cofres públicos. Treml também agradeceu o Ministério Público e Poder Judiciário, pelo trabalho conjunto e agilidade nas decisões.
Sobre os fatos
Na manhã desta quarta-feira (11), o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas, em apoio a 2ª Promotoria de Justiça de Rio Negrinho, deflagrou a Operação “Intraneus”, em investigação a crime de peculado supostamente cometido por servidor público da prefeitura. A informação foi divulgada já no início da manhã, por volta das 07h, aqui no Nossas Notícias.
Sob foco da investigação, o homem, que conforme declaração do prefeito Caio Treml, era o Secretário de Finanças, teria sido beneficiado por meio de reiteradas transferências bancárias de contas-correntes da prefeitura para a contas pessoais e para uma empresa, supostamente constituída pelo investigado. Estima-se que o esquema possa ter desviado um montante superior a 3 milhões de reais dos cofres públicos municipais.
Ao todo, foram expedidos pelo Poder Judiciário, por meio da 2ª Vara de Rio Negrinho, um mandado de prisão preventiva, dois mandados de busca e apreensão e ordem de sequestro de automóveis e de imóveis do investigado, além de imóveis de terceiros e de uma empresa.
Um dos mandados de busca foi cumprido na sede da Prefeitura de Rio Negrinho, especialmente nos locais de trabalho do investigado. A operação foi acompanhada pela Polícia Científica, por meio da Gerência Regional de Joinville.
Intraneus
O nome da operação deve-se pela realização, sem qualquer ordem de compra, contrato ou empenho emitido pela prefeitura, de apropriação de recursos por parte de servidor público.
GAECO
O GAECO é uma força-tarefa coordenada pelo MPSC e composta por integrantes da Polícias Militar, Civil e Rodoviária Federal a Secretaria Estadual da Fazenda, Corpo de Bombeiros Militar, Secretaria de Estado de Administração Prisional e Socioeducativa.