SANTA CATARINA. Patrícia Lueders, Secretária Adjunta da Educação do Estado, se pronunciou hoje (07), sobre as aulas na Rede Estadual a partir da próxima semana. Desde quarta-feira (04), vários municípios vem sendo afetados pelos efeitos de fortes chuvas.
Em vídeo divulgado nas redes oficiais do governo de SC, ela explicou que a Secretaria solicita que as Regionais de Educação sigam as orientações da Defesa Civil e as decisões das autoridades locais para tomada de decisão conjunta referente à permanência ou não das aulas.
A Secretária esclareceu ainda que os estudantes que não conseguirem acessar as escolas da Rede Estadual em função das chuvas, não serão prejudicados. Para isso é importante que o motivo da falta seja formalmente comunicado às unidades escolares assim que possível.
Outro ponto destacado foi com relação ao uso de ginásios e escolas para abrigar pessoas atingidas pelas condições climáticas.
Conforme o comunicado, algumas estruturas do Estado encontram-se em pontos estratégicos de segurança e no caso das escolas, as diretorias devem atender às solicitações das autoridades locais.
De acordo com as informações do governo catarinense, a Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil elaborou um decreto estadual para atender as demandas dos municípios mais afetados.
O documento foi publicado no Diário Oficial do Estado na noite desta sexta (06) e institui situação anormal, provocada por desastre meteorológico e caracterizada como situação de emergência. Ao todo, 82 municípios estão na lista. A vigência do decreto é de 180 dias.