Nossas Notícias

Receba Nossas Notícias no Whatsapp

Rio Negrinho: “juntas fortalecemos quem já enfrentou ou está enfrentando a doença”, destaca presidente da Rede Feminina sobre encontro hoje 

RIO NEGRINHO. A “casinha” do Nosso Jardim, a praça em frente à prefeitura, recebeu hoje voluntárias, pacientes e ex pacientes que fazem parte da  Rede Feminina de Combate ao Câncer. 

O local foi sede de mais um encontro do projeto Troca de Saber, que tem o objetivo de compartilhar orientações e conhecimentos principalmente com quem está enfrentando a doença. 

A programação teve “Cuidando da autoestima” como tema e as flores e suas fases foram usadas como comparação com as pacientes e suas trajetórias de vida. 

Elas ouviram algumas palavras da assistente social da Rede, Maria Lúcia Meros Guebert; da psicóloga Tatiana Zipperer e da paisagista Ciliane Augustin, responsável pelo projeto do Nosso Jardim e também colaboradora de ações da entidade. A reunião terminou com um café e um momento de integração. 

“O objetivo desses encontros é tirar as pacientes do ‘casulo’ em que ficam muitas vezes. São momentos em que fortalecemos a importância da valorização da vida e a certeza de que tudo passa”, destacou Rossandra Wantowski, presidente da Rede. 

Ela também falou sobre o formato do encontro baseado na correlação entre as flores e as pacientes. 

“Essa conversa terapêutica foi para mostrar que a flor é linda, mas também fica feia às vezes; e pode renascer e ficar linda novamente. Da mesma forma, funciona com a autoestima, as pacientes precisam cultivar o autocuidado, pois há casos em que perdem o cabelo, ficam sem os pelos no corpo, sem sobrancelha, as unhas enfraquecem, ganham ou perdem peso… E esse autocuidado é primeiramente de dentro pra fora, a gente trabalha muito isso, com a mente, pois é muito importante ser positiva nesse momento em especial”. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *