Com uma longa história de atuação em importantes realizações na cidade, a Câmara Júnior de Rio Negrinho – Cajurine – comemorou 55 anos em 24 de agosto e conforme disse o presidente, Celso Salomon, à reportagem aqui do Nossas Noticias, a entidade se prepara agora para um trabalho com o objetivo de trazer novos voluntários.
Trabalhos
Dentre várias atividades comunitárias e sociais, a Cajurine foi responsável, por anos, pelo concurso de Oratória nas Escolas; movimento ‘Nós Podemos – 8 Jeitos de Mudar o Mundo’; seminários de capacitação para alunos do ensino público; organização do concurso Garota Estudantil; contribuição financeira para a construção da Sociedade Musical Rio Negrinho; apoio na estruturação na Associação Empresarial de Rio Negrinho; incentivo à criação do Banco de Sangue da Fundação Hospitalar; lançamento de várias edições do Catálogo Telefônico da cidade; início das Retretas, organizando a recreação com o ‘Trenzinho da Alegria’; foi a entidade oficial motivadora da instalação do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal no município; autora do Monumento do Centenário, exposto ao lado da Arterine e organizou a vinda da Miss Brasil à Rio Negrinho, dentre outras ações.
A organização foi fundada por um grupo de jovens empreendedores, com o objetivo de fomentar o progresso de Rio Negrinho e seu autodesenvolvimento. Em 2017, a entidade passou por uma alteração estatutária, relacionada a sua denominação, finalidade e propósitos.
Objetivos
Dentre os objetivos da Câmara Júnior estão, por meio de projetos e ações estruturadas próprias ou em parceria, criar e induzir mudanças positivas, de impacto social, de desenvolvimento pessoal e de liderança, de modo a ativamente proporcionar a seus membros a oportunidade de desenvolver a capacidade de liderança, o impacto social, o espírito empreendedor, a livre iniciativa e as capacidades de articulação necessários para melhorar realidades da nossa comunidade.
Reuniões
As reuniões ordinárias da entidade acontecem mensalmente na última sexta-feira. Além disso, a Cajurine promove, na sede, na rua Henrique Hantschbach, no Ceramarte, mais um encontro semanal aos domingos de manhã, para recreação, reunião informal e futebol.
“A Cajurine é uma escola fora da escola, com oportunidade de crescimento e desenvolvimento para todos”, citou o presidente.
Ele frisou também que o estatuto oferece uma infinidade de possibilidades para desenvolver inúmeras realizações.
“Mas estamos em um número reduzido de integrantes ativos. Por isso vamos realizar essa reunião, com objetivo de crescimento, onde serão convidados novos integrantes para conhecer os membros e objetivos da Cajurine. A intenção é de que na sequência possamos desenvolver nossos projetos”, cita ainda.