REGIÃO. A notícia de que uma mulher morreu após levar um choque enquanto usava um lava jato, em Joinville, na última semana (24 de julho), repercutiu em toda a região.
O caso levanta um alerta sobre os perigos no uso desse tipo de equipamento e sobretudo deixa bastante claro que eletricidade e água não combinam, segundo alerta do comandante do Corpo de Bombeiros de Rio Negrinho, João Ricardo Prochmann, procurado pela reportagem aqui do Nossas Notícias para dar algumas orientações de prevenção.
“Essa é uma das principais medidas para evitar acidentes que possam resultar em choques elétricos. Mantenha sempre os aparelhos elétricos afastados da água. Isso vale para pias, banheiras, chuveiro, piscinas e por aí vai. Evite também manusear os aparelhos com o corpo molhado. Não utilize também ferramentas elétricas ao ar livre em condições de umidade. Caso você deixe cair acidentalmente um equipamento na água enquanto está conectado, não tente recuperar ou desconectá-lo”, orienta o socorrista.
Ele ainda explica que o correto nessa situação é sair do local.
“Se tiver crianças com você neste momento, não as deixe sozinhas para que fiquem tentadas a tocar no aparelho ou na água. Desligue o disjuntor. Com o seu circuito elétrico desligado, você pode desligar o equipamento com segurança e remover da água. Antes de tentar usar novamente, é recomendado esperar secar totalmente e levar ao eletricista para testar se é possível usar novamente”, destaca.
Prochmann também explicou que quanto ao uso de lava jato, deve-se sempre cuidar com a integridade do cabeamento de energia do aparelho, bem como a integridade do ‘casco’ do lava jato, deixando-os sem contato com a água.
” A orientação é também para que sempre se utilizem calçados isolantes (emborrachados), que se tenha cuidado com o uso de extensões e seu contato com a água, que se utilize rede de energia com aterramento e que se tenha cuidado ao manusear o equipamento para não dobrar/cortar a proteção dos fios de energia”, encerrou.
Sobre o caso
A mulher de 39 anos morreu eletrocutada no final da tarde de segunda-feira (24) no bairro Comasa, na zona Leste de Joinville. Conforme relato de uma amiga pessoal de Daiani Ramos de Oliveira Nobre, ela limpava a calçada de casa com um lava jato quando sofreu o acidente doméstico. A filha adolescente teria presenciado o momento.
Segundo relatório da PM, por volta das 17h, um dos vizinhos ouviu os gritos de socorro da filha de Daiani de 14 anos, e, de imediato, pulou o muro e se deparou com a mulher caída no chão, com bastante água em volta do corpo e o equipamento caído do lado.
Enquanto a ambulância do Samu não chegava, o homem e outros moradores da região tentaram reanimar a vítima. Quando os socorristas chegaram, persistiram no trabalho de reanimação, no entanto, Daiani não resistiu e morreu no local.
O esposo da mulher estava na casa do pai e foi avisado sobre o acidente com a esposa pela enteada. A Polícia Científica também foi acionada e levou o corpo para o Instituto Médico Legal (IML). Um boletim de ocorrência foi registrado.
Via: ND +