Nossas Notícias

Hospital de Rio Negrinho emite Nota de Esclarecimento sobre Habilitação em Alta Complexidade em Ortopedia

Hospital de Rio Negrinho emite Nota de Esclarecimento sobre Habilitação em Alta Complexidade em Ortopedia

Hospital de Rio Negrinho emite Nota de Esclarecimento sobre Habilitação em Alta Complexidade em Ortopedia

A Fundação Hospitalar de Rio Negrinho emitiu hoje (26), uma nota oficial sobre a Habilitação em Alta Complexidade em Ortopedia concedida à instituição pelo governo do estado. Confira:

“O trabalho e esforços de várias frentes possibilitaram o credenciamento do Governo do Estado para Alta Complexidade em Ortopedia na Fundação Hospitalar Rio Negrinho. A habilitação é exclusivamente para cirurgias eletivas e o Hospital receberá somente por procedimento realizado. 

O presidente da Fundação Hospitalar Rio Negrinho, Antônio Oliveiras Gomes Filho, ressalta que é um trabalho que vem evoluindo de algum tempo.

“A participação e ajuda de todos foi fundamental. A direção do Hospital, técnicos da Secretaria de Estado da Saúde e Instituto Santé. Todos se empenharam para que isso ocorresse. Mas o trabalho não terminou”, explica. 

O diretor administrativo do Hospital, Claudio Marmentini, reforça que a habilitação é estadual, ou seja, os procedimentos serão pagos com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina.

“Teremos que ampliar equipe e reorganizar a estrutura para a realização dos procedimentos e já iniciamos, através do Hospital, a solicitação de credenciamento Federal, para a inclusão do serviço na Rede de Urgência Estadual”. 

A habilitação Estadual possibilita a mudança de porte na Política Hospitalar Catarinense (PHC) que garante o funcionamento da UTI, que é item obrigatório para habilitação de qualquer alta complexidade na Rede de Urgência e Emergência. 

“Temos ainda um longo caminho a percorrer, que é a habilitação federal, para que consigamos manter permanentemente este serviço e a UTI na Fundação Hospitalar Rio Negrinho. Somos sabedores das melhorias e investimentos que serão necessários e continuamos contando com a participação e colaboração de todos, para que não fiquemos somente nessas conquistas e sim buscar a melhoria contínua”, declara o diretor administrativo. 

Entenda o caso

Com resultados negativos desde o início do ano, momento em que o Estado deixou de repassar o recurso destinado ao complemento do custeio da UTI, a diretoria do Hospital, juntamente com o Instituto Santé, iniciou as buscas por recursos para manutenção deste serviço. Considerando ainda que os recursos vindos da prefeitura para manutenção do serviço de urgência e emergência já não eram suficientes para a execução dos serviços.

As buscas de recursos foram realizadas nas duas esferas, Municipal e Estadual, onde a equipe técnica do Instituto Santé movimentou várias reuniões para viabilizar novos recursos permanentes para manutenção do serviço, visto que o déficit operacional é mensal. Além disso foi oficiado o município e o hospital aguarda retorno do gestor municipal quanto a readequação dos valores do Convênio de Urgência e Emergência, o pagamento da produção excedente do SUS.

Em reunião organizada pelo Instituto Santé e diretoria da unidade em conjunto com equipe técnica do Estado, vislumbrou a possibilidade de credenciamento em Alta Complexidade Estadual em Ortopedia, o que possibilita ao Hospital à mudança de porte da Política Hospitalar Catarinense (PHC), já solicitada pela Unidade Hospital e reforçada recentemente com Ofício encaminhado à Secretaria de Estado da Saúde, através da regulação de Joinville. Caso ocorra a mudança de porte, o Hospital passará a ter incremento no repasse da Secretaria de Estado da Saúde em valores ainda não definidos, pois dependem das melhorias implementadas no Hospital.

O Estado de Santa Catarina abriu a possibilidade de instituições hospitalares aderirem ao credenciamento em Alta Complexidade em algumas especialidades em que a fila de cirurgias eletivas está com uma grande demanda e possibilitando que, com o credenciamento, o Hospital pleiteasse o aumento de porte na Política Hospitalar Catarinense, no caso da Fundação Hospitalar Rio Negrinho, passando do porte III para o porte IV.

A direção do Santé, juntamente com a Direção do Hospital em conversa com a Secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, discutiram essa possibilidade e o Hospital se prontificou em iniciar o processo, respeitando a deliberação da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) e a Portaria Ministerial. Iniciando o processo com solicitação de aprovação em Conselho Municipal de Saúde, Comissão Intergestores Regional (CIR), Regional de Saúde de Mafra e Vigilância Sanitária Estadual. Após a conclusão, o processo foi enviado para a Secretaria de Estado da Saúde, através da Regional de Mafra, para deliberação da Secretária e publicação da portaria com Habilitação Estadual.

Importante esclarecer:

1 – A habilitação em Ortopedia Alta Complexidade é exclusivamente para cirurgias eletivas, não para atendimento de Urgência e Emergência Ortopédica de Alta Complexidade;

2 – O Hospital não vai receber recurso extra com a habilitação, somente recebe por procedimento realizado, para tanto, o Hospital terá que ampliar equipe e reorganizar a estrutura para a realização dos procedimentos. O maior intuito dessa habilitação foi a possibilidade de mudança de porte na PHC;

3 – A habilitação Estadual, sem a mudança de porte da PHC não garante o funcionamento da UTI, que é item obrigatório para habilitação de qualquer alta complexidade”.

Hospital de Rio Negrinho emite Nota de Esclarecimento sobre Habilitação em Alta Complexidade em Ortopedia

Hospital de Rio Negrinho emite Nota de Esclarecimento sobre Habilitação em Alta Complexidade em Ortopedia

Facebook
WhatsApp
Telegram