Nossas Notícias

Receba Nossas Notícias no Whatsapp

Professor de Rio Negrinho denunciado por maus tratos a aluno autista

Imagem ilustrativa

RIO NEGRINHO. Um professor do 4° ano da Escola Henrique Liebl, no bairro Jardim Hantschel, foi denunciado por maus tratos a um aluno autista. A denúncia ocorreu primeiramente por parte da direção da própria escola e Secretaria de Educação e a Polícia Civil investiga o caso. Em pouco mais de um mês esse é o terceiro caso semelhante na cidade (leia as outras duas reportagens, que incluem também depoimentos das mães, clicando aqui e aqui).

A reportagem aqui do Nossas Notícias foi procurada por fontes que pediram para não serem identificadas, mas relataram estar revoltadas com a situação. Na sequência, conferimos as informações, conversando com os envolvidos. A família da criança está bastante abalada e não quis se manifestar sobre o caso. Confira o que aconteceu: 

Na sexta-feira (30), uma servidora da escola foi até uma turma, para chamar um aluno, cujos pais haviam ido buscar um pouco antes do horário de saída. Era o período da última aula. 

Conforme a diretora Simone Borba, por se tratar de uma situação que envolve um menor, a escola não pode divulgar muitos detalhes do que aconteceu. Procurado pela reportagem aqui do Nossas Notícias, o delegado Rubens Passos de Freitas relatou que nas imagens, aparece o professor forçando o aluno a se sentar. 

Posteriormente surge alguém na porta – que de acordo com as informações da direção, era a profissional que havia ido buscar outro menino. O professor então liberou a porta para o aluno sair e jogou a mochila do menino para fora da sala. Conforme a direção, todas as demais crianças da sala assistiram o que aconteceu.

Na sequência, a servidora da escola levou o menino até a sala da direção. Ele contou o que aconteceu e a diretora foi verificar as imagens das câmeras de segurança. 

“Chamei os pais do menino, contei o que havia acontecido e durante a conversa eles contaram algumas outras situações (que haviam estranhado, no caso). Também mostrei as imagens das câmeras. Em tudo isso, tive todo acompanhamento da Secretaria de Educação e da consultoria jurídica da prefeitura. Foi registrado um Boletim de Ocorrência e o professor foi afastado. Ele vai passar por um processo administrativo, que vai apurar os fatos e determinar o que acontecerá a partir de então”. 

Questionada se alunos especiais tem acompanhamento de um (a) segundo (a) professor (a), a diretora explicou que o município disponibiliza um estagiário, porém, conforme ela, a família abriu mão desse atendimento porque o menino não apresenta dificuldades em sala e disse se sentir constrangido com a presença desse orientador. 

Sobre o caso, o delegado explicou que os pais serão ouvidos, bem como o professor. 

“Também vamos identificar eventuais testemunhas, que serão intimadas a depor”. 

“Estamos todos muito abalados na escola, porque esse professor é alguém que trabalhos aqui há bastante tempo e é bastante popular”. 

Confira a nota oficial da prefeitura: 

A Prefeitura de Rio Negrinho informa que foi instaurado processo administrativo disciplinar em desfavor do servidor em questão, visando apurar os fatos ocorridos na EMEB Prefeito Henrique Liebl.

Neste sentido, respeitando o contraditório e ampla defesa, serão tomadas todas as medidas cabíveis para garantir a devida apuração dos acontecimentos e a aplicação das medidas necessárias, sendo o caso.

Reiteramos o nosso compromisso em zelar pelo bom funcionamento de todas as unidades da rede municipal de ensino, primando pelo bem-estar e segurança das crianças e de toda a comunidade escolar.

Estamos empenhados em esclarecer o ocorrido de forma transparente e tomar as providências adequadas para garantir a qualidade dos serviços prestados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *