ESTADO. A instalação em Florianópolis de um “sportello consolare”, um escritório de representação do Governo Italiano, visando ampliar os serviços consulares em Santa Catarina para o próximo semestre de 2023 foi o principal encaminhamento da segunda reunião da Frente Parlamentar Santa Catarina – Itália da Assembleia Legislativa.
O grupo se reuniu nesta quarta-feira (24), na presidência da Casa com o secretário de Articulação Internacional do Governo do Estado, Juliano Froehner.
A notícia dessa primeira conquista foi anunciada por Froehner, que sinalizou ainda que o governo catarinense ambiciona mais: a criação de um consulado italiano em solo catarinense para atender todos os pleitos da comunidade com descendência italiana no Estado, que corresponde a 68% da população.
“Santa Catarina é um estado internacional. Por isso, o nosso objetivo é que tenhamos um consulado, que vem ao encontro das demandas da Frente”, reiterou.
Avanço
Coordenador da Frente, o deputado Dr. Vicente Caropreso destacou que este é um avanço significativo. Ele lembrou que um dos pleitos da Frente é justamente a criação, no Estado, de uma Agência Consular de Carreira.
A instalação de um ‘sportello’ seria uma situação intermediária entre a atual e a de uma “agência consular de carreira” – esta pressupõe o envio, pelo Ministério, em Roma, de pessoal específico.
“A chegada desse escritório é o primeiro passo. A expectativa é muito grande. É um grande avanço sediarmos um escritório de negócios”, afirmou Caropreso, que solicitou ao secretário Froehner que a chegada do “ sportello” seja oficializada pelo governo catarinense, através de uma carta de intenções encaminhada ao governo italiano.
Sobre a Frente Parlamentar
O objetivo da Frente Parlamentar SC-Itália é incentivar e desenvolver relações bilaterais entre os dois países, além de fomentar relações econômicas, sociais e intercâmbios educacionais.
Além de Caropreso, a frente é integrada pelos deputados Ana Campagnolo, Jair Miotto, Marcos Vieira, Antídio Lunelli, Paulinha, Nilso Berlanda, Volnei Weber, Matheus Cadorin, Altair Silva, Napoleão Bernardes, Ivan Naatz e Luciane Carminatti.