RIO NEGRINHO. O projeto desenvolvido pela professora Valéria Rodrigues de Carvalho Tomelin com alunos de 0 a 3 anos da Educação Infantil do Colégio Cenecista São José, intitulado “Pomar: Heróis do Mundo”, trabalhou a importância das crianças compreenderem todo o espaço escolar como meio de interação e construção contínua de conhecimento, neste caso transformando um espaço até então sem utilidade em um pomar.
A iniciativa foi a vencedora na categoria Educação Infantil 0 a 3 anos, do Prêmio Professor Destaque 2022, promovido pela Câmara de Rio Negrinho.
“Cada aluno, com sua família, plantou uma árvore frutífera que os representasse e as famílias puderam cultivá-la, acompanhar seu crescimento e futuramente saborear seus frutos. Este projeto teve participação especial na primeira Gincana Sustentável do Colégio, onde as equipes precisavam cumprir uma tarefa que valia pontos”, explica a professora.
Segundo ela, o nome “Heróis do Mundo” , foi uma homenagem para a equipe idealizadora da ação.
“Nesse espaço educativo que se tornou nosso pomar, as aulas de natureza e sociedade puderam ocorrer, aliando teoria e prática, além de podermos ensinar sobre saúde, nutrição, hábitos alimentares e outros”, destaca, frisando que a área atraiu a atenção também dos pais e familiares das crianças, que participaram da atividade, contribuindo com seus conhecimentos.
O trabalho começou primeiramente com uma conversa informal sobre o pomar, com as crianças e seus familiares, explicando que o plantio seria apenas de árvores frutíferas variadas e que cada família poderia escolher a sua.
“A ideia foi acolhida pelos familiares do Maternal 3, então com a escola e família unida, nosso próximo passo foi realizar a limpeza da área do plantio”, conta.
“Com o lugar limpo, as famílias iniciaram a escolha de suas árvores frutíferas e o melhor dia para o seu plantio, pois o objetivo foi também trazer a família para a escola. E tudo o que acontecia as crianças ficavam sabendo, o que fez com que ficassem ainda mais curiosas e motivadas para o dia a dia no colégio. Depois que foram plantadas as árvores, fizemos uma pintura decorativa no muro”, diz.
Valéria conta ainda que toda semana os alunos passearam, molharam as árvores e aproveitaram para falar de saúde, o que plantam em casa bem como o desenvolvimento das árvores, seu tamanho e cor, ou seja, deixaram fluir o sentimento de pertencer ao pomar. O projeto envolveu como materiais: carrinho de mão, enxada, mudas de árvore, terra fértil, tintas e pincéis.
“O plantio de árvores na escola permitiu o uso das plantas em atividades de educação ambiental em curto, médio e longo prazo. Aproveitamos para falar sobre outras utilidades das plantas, como a produção de sombra, flores e frutos. As árvores também podem servir de abrigo para os pássaros, amenização da sensação térmica e também ser um lugar recreativo para os alunos”, lembra.
Ela destaca a importância de conscientizar as crianças quanto às questões ambientais e o resgate de árvores frutíferas.
Para a professora, os alunos já estão se tornando cidadãos responsáveis pela preservação do meio ambiente. E por meio das atividades realizadas, foi observado, por exemplo, a preocupação das crianças no cuidado das mudas de espécies frutíferas plantadas.
Já foram plantadas árvores de: laranja açúcar, tangerina pokan, tangerina Okitsu, xinxim doce, caqui Fuyu e tangerina mexerica do rio.
E nesse 2023, tomara que esse pomar fique ainda maior, né? Já estamos esperando para publicar novas matérias!