Nossas Notícias

Receba Nossas Notícias no Whatsapp

Rio Negrinho: bombeiros orientam quanto a prevenção de acidentes com energia elétrica

REGIÃO. A morte do rio-negrinhense Jackson Kwitschal, de 26 anos, que foi eletrocutado na sexta-feira (13), comoveu a comunidade.

A ocorrência foi registrada na localidade de Bituvinha, em Mafra, na casa do jovem. Segundo seu irmão Erikson, relatou ao Nossas Notícias, a fatalidade aconteceu depois que colaboradores de uma empresa que fazia instalação de internet na casa de Kwitschal pediram para que ele, com um pedaço de madeira, desenroscasse um fio de alta tensão.

Em função da necessidade de alerta para essa e outras situações similares, a reportagem aqui do Nossas Notícias contatou o tenente João Ricardo Prochmann, do Corpo de Bombeiros, e pediu algumas orientações.

Conforme ele, o primeiro cuidado que devemos ter é não tocar em uma fonte de energia elétrica que esteja energizada, pois o nosso corpo cria um “caminho” para a corrente elétrica, em decorrência da diferença de potencial elétrico, fazendo com que soframos com uma descarga de eletricidade.

“É importante ressaltar que a tensão elétrica de 220 Volts já pode ser suficiente para causar um choque elétrico severo e inclusive causar uma parada cardiorrespiratória”, disse.

O tenente frisou também que os choques elétricos são acidentes que podem ser facilmente evitados e que muitas vezes dependem apenas de medidas simples de segurança, que contribuem para a redução desse risco.

Para prevenir

• verificar o estado geral de suas instalações elétricas, tomando muito cuidado com fios antigos, desencapados e fora de local adequado (conduítes e canaletas);
• as tomadas devem estar sempre protegidas com tampas;
• cuidado com extensões e benjamins, para não ocasionar sobrecarga e curto-circuito;
• manter eletrodomésticos longe de líquidos

O que devemos fazer caso estejamos frente a frente com uma pessoa que levou um choque

• a primeira ação é cortar ou desligar a fonte de energia para desenergizá-la

afastar a pessoa eletrocutada da fonte de energia elétrica, sempre utilizando materiais isolantes, como madeira seca ou borracha, ou seja, jamais toque na pessoa diretamente

• Chamar o serviço de emergência (192 ou 193)

Importante

• Em hipótese alguma deve-se realizar procedimentos em linhas de média tensão (> 1000 Volts). Nesses casos, mesmo que haja uma vítima, afaste-se, chame o serviço de emergência, e oriente as pessoas próximas sobre o risco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *