SÃO BENTO DO SUL. Técnicos do setor de Perícias Ambientais do Instituto Geral de Perícias (IGP) estão na cidade nesta quarta-feira (11), para coletar amostras da espuma que apareceu ontem na rodovia SC-418, e analisar a situação.
Ainda nesta manhã, a empresa responsável pela carga foi identificada, a qual já acionou a seguradora da carga para fazer a limpeza da pista.
Equipes da Defesa Civil, do Consórcio Quiriri, da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, e da Polícia Militar Rodoviária Estadual também acompanham o caso. Conforme a bióloga da Prefeitura de São Bento do Sul, Leda Maria Veber, a nota fiscal de transporte do produto classifica a carga como “Lauril éter sulfato de sódio”, usado na fabricação de diversos produtos de limpeza.
“Por se tratar de um produto sintético, também estão sendo coletadas amostras de água de rios próximos para verificar se houve contato com os mananciais. As amostras coletadas serão analisadas em um laboratório especializado para determinar se a composição do produto confere com a da nota fiscal e o resultado está previsto para uma semana”, comentou a bióloga.