RIO NEGRINHO. O Técnico em Segurança do Trabalho da empresa Battistella, Jaison da Rosa, é o novo coordenador do Núcleo de Segurança do Trabalho da Associação Empresarial de Rio Negrinho (Acirne).
Ele, que participa efetivamente do Núcleo desde 2018, assumiu a função neste mês, tendo como um de seus propósitos trazer mais profissionais da área para o grupo, que conta atualmente com cerca de oito membros.
“A respeito dos projetos de trabalho, alguns já foram discutidos em nossa última reunião e um deles é sempre estrar buscando mais técnicos, mais profissionais, para participar das reuniões e do Núcleo em si. Sabemos que são várias as empresas com esse tipo de profissionais que estão vinculadas a Acirne, mas nem sempre eles participam conosco”, cita.
Segundo Jaison, uma das propostas para aumentar esse número de participações, será a de conscientizar também os empresários, para que eles estejam incentivando os profissionais a participar do Núcleo, já que investem também na Associação Empresarial.
“Nossa proposta é de reter esses profissionais, formando uma parceria, uma troca de experiências e ideias, já que muitas vezes uma situação que acontece em uma determinada empresa, pode ser aplicada também em outras”, sugere.
Rosa também destacou a participação do grupo na Semana dos Núcleos – da qual o núcleo de SST participa anualmente –e projeta que neste 2023 seja tão boa quanto a de 2022.
“Também teremos visitas técnicas em empresas que sejam de referência. Durante esse ano que passou,teve a FISP (Feira Internacional de Segurança e Proteção); um encontro de segurança que aconteceu em São Paulo, com profissionais fornecedores de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), da área de segurança e afins e do qual participamos”, diz.
“Se houver novamente algum evento desse porte, nossa intenção é participar”, reforça.
“Esses são os projetos em evidência, e vamos também estar trazendo palestras para o pessoal do Núcleo, conforme identificarmos a necessidade para tal”, acrescenta.
O coordenador destaca ainda que os interessados em fazer parte do Núcleo, podem ir nas reuniões mensais do grupo.
“Pode também me procurar nas redes sociais, ou até mesmo na própria Acirne, para verificar os horários dos encontros. Se for de alguma empresa, eu e o Júnior (Sobczcak, consultor da Associação Empresarial) podemos visitar a empresa, incluindo esse profissional no Núcleo”, explica.
Sobre a importância de participar do grupo, Rosa enfatiza que a área de segurança do trabalho vem constantemente mudando, com alterações frequentes em normas regulamentadoras.
“A cada momento temos normas atualizando, novas situações que surgem e é preciso ter um meio de trocar experiências. As vezes uma empresa está sendo autuada e o mesmo pode estar acontecendo em outra empresa”, exemplifica.
“Esse conhecimento a gente adquire através de palestras, visitas, e com os próprios nucleados, que proporcionam essa troca de informação. Nós, da área de segurança, temos que pensar fora da caixa para criar uma cultura de segurança que funcione. O trabalho em equipe precisa acontecer para que possamos crescer profissionalmente e como cidadãos. É algo que precisa acontecer e um dos pontos importantes de participar é sobre o que isso nos agrega e também aos colegas”, encerra.