RIO NEGRINHO. O projeto “Panaceia nas Periferias”, da Associação Multicultural Panaceia, está transformando a rotina de mais de 1 mil jovens da rede pública em São Bento do Sul, Rio Negrinho e Itapoá, Santa Catarina. Em Rio Negrinho, a iniciativa ocorreu na Escola Frederico Lampe, no bairro São Pedro, promovendo palestras, teatro, palhaçaria e cinema.
Acesso à cultura e reflexão
Com oficinas, cineclubes e rodas de conversa, o projeto busca democratizar o acesso à cultura, estimulando a reflexão sobre temas sociais e artísticos. Entre os responsáveis estão os artistas e formadores Robson Rodrigues, Rafael Nagel e João Victor, além de Robson Henrique na organização e do produtor Thiago Barba. O projeto também prioriza a acessibilidade, garantindo a participação de todos.
As atividades desenvolvem expressão corporal, criatividade e pensamento crítico, além de fortalecer a autoestima e o engajamento escolar dos participantes. Para muitos jovens, essa é a primeira experiência com teatro e cinema, despertando sonhos e novas perspectivas.
Expansão e compromisso com a cultura
Ao Nossas Notícias, Robson conta que a iniciativa foi financiada pelo edital D+ Áreas da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), por meio da Lei Paulo Gustavo, e ele já planeja expansão para novas regiões, reafirmando seu compromisso com a inclusão social e cultural. “Oferecer arte para as pessoas é plantar sementes de transformação, sempre trabalho com projetos de cunhos social sendo um facilitador, fazendo a ponte, pois cultura e a arte muda vidas”, destaca Robson Rodrigues, um dos coordenadores.