Nossas Notícias

Receba Nossas Notícias no Whatsapp

Mãos Estendidas doa mais de 40 mil itens para famílias cadastradas junto ao CRAS de São Bento do Sul

SÃO BENTO DO SUL. O programa Mãos Estendidas realizou o balanço de suas ações no ano. A prestação de contas, instituída pela Lei Municipal 4793/2023, ocorre semestralmente, pois a transparência é um dos pilares que deram tamanha credibilidade ao seu trabalho. Em 2024, foram mais de 40 mil itens doados às famílias cadastradas nos três centros de Referência em Assistência Social (Cras).

São roupas, calçados, artigos de cozinha, louças, eletrodomésticos e produtos ortopédicos, em bom estado, que são recebidos através de doações de pessoas físicas, empresas e outras entidades, que após triados e registrados, são destinados às pessoas que mais precisam. “Nós arrecadamos cerca de 14800 peças no ano, sendo que 12980 foram doadas para 124 famílias. Nosso estoque hoje é de mais de 30 mil peças”, conta a voluntária, Lucia Habowsky. 

Como o projeto já está completando 18 meses de vida, o estoque anterior, também estimado em 30 mil itens, permitiu ainda que na crise enfrentada pelo estado do Rio Grande do Sul o Mãos Estendidas cruzasse fronteiras e ajudasse os vizinhos gaúchos. “Conseguimos enviar 30 mil peças a eles, diretamente através da Defesa Civil de São Bento do Sul para a Defesa Civil do Estado gaúcho. Isso certamente ajudou neste momento difícil”, comentou o diretor do órgão de proteção, Vilmar Kravec.

A Defesa Civil é responsável ainda por fazer a coleta de doações recebidas, sendo que é possível solicitar através do WhatsApp (47) 99112-9666 a retirada dos produtos. “Lembramos sempre que os materiais devem estar em bom estado, pois serão utilizados pelas famílias. O que recebemos e não está adequado para ser doado enviamos à Usina de Processamento de Resíduos para ser processada e receber o destino mais sustentável”, explicou Kravec. 

Desafio

Contando hoje com o engajamento da comunidade nos recebimentos dos itens, o maior desafio das cinco voluntárias do programa, Lucia, Inês, Lindacir, Adélia e Neusa, é o espaço físico, pois como são milhares de roupas e outros grandes objetos, como geladeiras, é preciso um amplo local para os trabalhos. “Temos ainda o intuito de ofertar oficinas e atender mais famílias. Estamos trabalhando nesse processo”, observou Lucia. 

2025

As atividades do Mãos Estendidas retornam no dia 6 de fevereiro, terças e quintas-feiras, das 13h até às 15h50, no antigo Centro Social de Serra Alta, na rua Mathias Nossol. Os interessados em receber doações devem estar devidamente cadastrados no CadÚnico, que pode ser regularizado junto ao Centro de Referência em Assistência Social mais próximo da sua residência. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *