RIO NEGRINHO. Desde 2007, o Natal de muitas famílias, empresas e escolas da cidade e região ganha um brilho especial com a presença de Carlos Alberto Martins, um Papai Noel dedicado, cuja missão transcende a tradição natalina.
Aos 38 anos, ele vestiu o traje vermelho pela primeira vez para salvar uma noite natalina no CMEI Pequeno Príncipe, no bairro Industrial Norte, e nunca mais parou. Hoje, aos 55, leva não apenas alegria e esperança às pessoas, mas também ajuda aos animais em situação de vulnerabilidade por meio da ong Povo de Assis.
Do Natal às causas animais
Em 2018, Carlos uniu seu papel como Papai Noel à sua paixão pelo voluntariado e pelos animais. Todas as doações que ele recebe durante suas visitas natalinas são revertidas para o Povo de Assis, que acolhe cães e gatos abandonados. O nome da ONG é uma homenagem a São Francisco de Assis, o protetor dos animais.
A entidade recolhe, cuida, castra e encaminha os animais para adoção responsável, além de sobreviver exclusivamente de doações e venda de materiais recicláveis, como papelão, vidros, latas e roupas usadas.
“Recolhemos o que nos oferecem, vendemos e transformamos esses recursos em cuidado para os animais”, explicou Carlos, em entrevista à reportagem aqui do Nossas Notícias, destacando que muitas vezes não cobra por suas apresentações como Noel, preferindo pedir ajuda para as ações da ONG.
Histórias memoráveis e missão de esperança
Em mais de 15 anos como Papai Noel, o voluntário acumula histórias emocionantes. Uma das mais marcantes foi em São Bento do Sul, onde precisou entregar um presente de Natal a uma cachorrinha.
“Foi um momento único. Ela entendeu aquele momento, foi mágico”, relembra.
Além de atender famílias, empresas e escolas, Carlos acredita que o Natal é um momento de resgate e reflexão.
“Procuro levar uma mensagem de paz e harmonia, agradecer à vida e ao Cristo Vivo. É uma oportunidade de dar atenção, carinho e esperança às pessoas”, afirma.
Outras ações do Povo de Assis
Desde 2009, o grupo Povo de Assis também distribui mudas de árvores gratuitamente, incentivando a preservação ambiental. Em 15 anos de trabalho, já entregaram milhares de mudas, reforçando a importância da sustentabilidade.
Agenda lotado e espírito voluntário
Conciliar a rotina como secretário de escola com a agenda de Papai Noel exige organização. Ele utiliza seu tempo livre e finais de semana para atender às solicitações, que muitas vezes começam já em novembro.
“Não faço isso para ganhar dinheiro, mas para auxiliar os menos favorecidos”, explica.
Como ajudar
Quem quiser contribuir com o trabalho do Povo de Assis pode doar materiais recicláveis, roupas ou recursos financeiros, entrando em contato pelo WhatsApp 47999962369 , pelo PIX bancoderacaopovodeassis@gmail.com ou e-mail: povodeassis.rn.sc@gmail.com
Quem conhece o Beto (Carlos Alberto Martins) sabe que seu amor pela causa animal é um dom que Deus lhe deu e que ele coloca em prol dos bichinhos com todo seu coração. Mas também o exemplo de pessoa que está sempre disposto a estender esse cuidado e atenção àqueles que ele encontra e precisam de uma palavra, um abraço e ajuda.
Que o bom Deus continue concedendo à você, Beto, muita força, saúde, alegria no que faz, porque a sua estrela é luz de amor e paz por onde você passa. Abraço!