SANTA CATARINA.Na manhã desta quarta-feira (11), na BR-280, em Guaramirim, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) flagrou uma carreta transportando uma escavadeira sem amarração adequada. O veículo era conduzido por um motorista com CNH categoria “B”, válida apenas para automóveis de passeio.
Durante a abordagem, os policiais constataram que a máquina estava completamente solta sobre o reboque, sem os equipamentos de segurança obrigatórios. O conjunto, somando o peso do veículo e da carga, totalizava cerca de 50 toneladas.
O condutor afirmou que transportava a escavadeira de Araquari para uma obra em Guaramirim. Além de estar dirigindo com uma habilitação incompatível com o tipo de veículo, a CNH dele estava vencida há três meses.
Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), dirigir com categoria de habilitação diferente da exigida é uma infração gravíssima, com multa de R$ 293,47 e retenção do veículo.
Após a regularização da carga, com a amarração adequada, e a apresentação de um condutor com CNH categoria “E”, exigida para carretas, o veículo foi liberado para seguir viagem.