RIO NEGRINHO. Nesta quinta-feira (12), o Grupo de Cuidadores e Familiares de Alzheimer realizará um evento especial na sede do Lions Clube, localizada na Rua Carlos Weber, 388, no Centro. A terapeuta corporal Simone Aparecida da Cruz Chagas ministrará a palestra “Musicoterapia e seus benefícios: momento de conexão com a família e o portador de DA”.
Simone, que acumula mais de seis anos de experiência com terapias, integra a musicoterapia para idosos com Alzheimer, a qual explica como a música pode ser um elo poderoso entre cuidadores, familiares e os portadores da doença. Ela conversou com a reportagem aqui do Nossas Notícias e falou sobre o impacto, que vai além do simples ato de ouvir.
“Entender o contexto da vida da pessoa, as músicas de sua época, pode fazer com que ela reviva lembranças e sentimentos”, sugeriu.
Música como lembrança e comunicação
Segundo Simone, a musicoterapia tem se mostrado eficaz em resgatar memórias e promover interações. Mesmo com a perda de memórias recentes, portadores de Alzheimer conseguem se conectar emocionalmente com músicas significativas de seu passado. Através da música, muitos redescobrem formas de comunicação e expressão.
O evento contará também com apresentações musicais de Aline e Álvaro, além de Sueli e Juarez, que enriquecerão a experiência. Após a palestra, haverá uma roda de conversa e convivência entre os participantes.
O grupo tem promovido encontros mensais e iniciativas voltadas à troca de experiências, acolhimento e aprendizado, como a palestra desta semana. A reunião é uma oportunidade para familiares e cuidadores se conectarem e aprenderem formas mais humanas e sensíveis de lidar com os desafios da doença.
Quem desejar fazer parte do grupo pode entrar em contato pelo WhatsApp com Erickson Klein, pelo (47) 99161-1961 ou com Gleidi Klein Floriani, pelo (47) 99151-7734.