SANTA CATARINA. Desde as primeiras horas deste sábado (7), a Defesa Civil de Joinville, em parceria com as forças de salvamento e resgate estão trabalhando para garantir a segurança da população devido ao acumulado de chuva. O Alerta Laranja está mantido devido à quantidade de ocorrências relacionadas a pontos de alagamento.
Até às 11h, o acumulado desde o mesmo horário de ontem foi de 103 milímetros, sendo que às 7h40 da manhã houve um pico de maré de 1,8 metros, o que fez com que a água fosse represada, dificultando o escoamento da água da chuva.
Também até às 11h deste sábado, a Defesa Civil havia registrado 27 ocorrências, como alagamentos, quedas de muro e risco de deslizamento.
Foram cinco casos de queda de muro ou deslizamento de terra, localizados nas ruas Servidão João Alves da Maia, no Boa Vista; Rua Edenir Ize, no Nova Brasília; Rua Dionísio Girardi, no Rio Bonito; Rua Finlândida, no Iririú, Rua XV de Novembro, em frente ao Parque das Águas. A região central, em direção ao Norte é onde foram registrados mais pontos de alagamento, porém há ocorrências em todas as regiões da cidade. Não há pessoas feridas.
Com o Plano de Contingência em Alerta Laranja, além das equipes de salvamento e resgate, as demais secretarias municipais também se mobilizam para o atendimento de ocorrências, caso seja necessário.
Orientações aos joinvilenses
A Defesa Civil de Joinville reforça que a instabilidade climática permanece nas próximas horas, com previsão de chuva até segunda-feira (09). Especialmente neste sábado, como ainda há diversos pontos de alagamento, a recomendação é que a população evite o deslocamento, ao menos que seja extremamente necessário.
Quem mora em regiões de morro também deve ficar atento ao risco de deslizamento. Os sinais são árvores e postes inclinados, rachaduras em paredes e água barrenta escorrendo do morro. Já em caso de alagamento, a recomendação é não circular em áreas alagadas, principalmente em pontes ou áreas próximas de rios que podem ter correnteza.
“Nós podemos ter outros momentos com chuvas mais intensa e também alertamos que as pessoas fiquem atentas porque com o solo encharcado aumenta o risco de deslizamento”, reforça Maiko Richter, gerente da Defesa Civil de Joinville.
Transporte coletivo e demais serviços
Durante a manhã, devido aos pontos de alagamento em diversos pontos da cidade, o transporte coletivo foi suspenso e permanece assim até às 11h30 desta manhã. No Terminal Central, os Bombeiros Voluntários fizeram resgate de pessoas que estavam no local.
Em virtude da forte chuva, a Secretaria de Cultura e Turismo cancelou o espetáculo de encerramento da Escola Municipal de Ballet que estava marcado para esta noite, no Centreventos Cau Hansen. Os museus também estão fechados preventivamente, assim como o Zoobotânico.
Em caso de emergência, os Bombeiros Voluntários podem ser acionados pelo número 193 e a Defesa Civil pelo 199.