REGIÃO. A Defesa Civil de Santa Catarina divulgou nesta manhã (07), uma relação das cidades do Planalto Norte e Planalto Sul que registraram maior volume de chuva entre às 09h14 desta sexta (06) e 09h14 de hoje (vide imagem abaixo).
Os municípios onde mais choveu foram Bom Retiro, com um total de 132.4 mm acumulados em 24 horas e Itaiopolis, com 103.3.
Na lista constam ainda São Bento do Sul, com 61.6 mm acumulados e Rio Negrinho, com 54.3.
Até 12h41
A Defesa Civil também anunciou a previsão de chuva persistente de intensidade moderada a forte com raios, rajadas de vento, alagamentos e e risco de enxurradas para as regiões do Planalto Norte, Litoral Norte, Baixo, Médio e Alto Vale do Itajaí até às 12h41 de hoje (07).
Previsão para Santa Catarina (leia depois das imagens)
Sábado
Nesta madrugada, o avanço de uma frente fria reforçou a condição de chuva intensa em todo estado, além de temporais isolados com fortes rajadas de vento e eventual precipitação de granizo.
A chuva aumenta inicialmente nas áreas de divisa com o RS e Argentina, avançando para as outras regiões ao longo da manhã.
Os maiores acumulados estão previstos para o Grande Oeste, Planalto Norte, Litoral Norte e parte do Vale do Itajaí.
O risco é alto para ocorrências associadas a alagamentos, enxurradas e eventuais deslizamentos nestas regiões.
Já na porção sul do estado, também são esperados temporais com chuva pontualmente intensa, mas os acumulados devem ser menores em comparação às demais regiões, trazendo risco moderado para alagamentos e enxurradas pontuais.
Domingo
No domingo (08) a frente fria adquire características estacionárias sobre o estado, que somada à influência de uma área de baixa pressão no interior do continente, segue mantendo o tempo instável com a ocorrência de chuva intensa acompanhada de raios em várias regiões, especialmente entre a tarde e noite.
Embora a condição seja menor, não descarta-se a ocorrência de vento forte e granizo de forma isolada. O risco permanece moderado a alto para ocorrências associadas à chuva intensa, persistente e volumosa como alagamentos, enxurradas e deslizamentos.
Com a nebulosidade e chuva presente ao longo do dia, as temperaturas variam pouco e não passam dos 19/22°C na maioria das áreas. Os ventos variam de sudeste a nordeste pelo estado com rajadas entre 40 e 65 km/h.
Segunda-feira
Na segunda-feira (09), a chuva diminui em parte de SC, principalmente nas áreas próximas ao Rio Grande do Sul. Nas demais regiões, o sistema estacionário que estará posicionado sobre o Paraná, somado à influência de uma área de baixa pressão, ainda mantém maior cobertura de nuvens e condição para chuva pontualmente intensa.
O risco permanece moderado a alto para ocorrências associadas à alagamentos, enxurradas e deslizamentos. No amanhecer, as temperaturas variam entre 10°C na Serra a 17°C no Oeste e Litoral Norte. À tarde, elas sobem pouco, variando entre 13°C e 21°C pelo estado. O mar fica pouco agitado com ondas de sul/sudeste entre 1,5m e 2,0m. Os ventos de sudeste/leste variam entre 30 e 50 km/h.
Tendência para os próximos dias
Entre terça (10) e quarta-feira (11), a instabilidade diminui, mas o transporte de umidade do mar para a costa deixa o tempo encoberto e chuvoso, sobretudo em áreas do litoral e regiões próximas.