SANTA CATARINA. Um homem investigado por utilizar 13 identidades falsas foi preso nesta quinta-feira (5) em um apartamento de luxo em Balneário Camboriú, durante uma operação da Polícia Federal (PF). Além da prisão, a PF apreendeu veículos de luxo, incluindo modelos da BMW e Porsche, além de uma moto, celulares, notebooks e imóveis registrados em nomes de laranjas.
A ação faz parte de uma investigação sobre crimes de lavagem de dinheiro provenientes de fraudes financeiras e bancárias. O suspeito já tinha uma condenação de 16 anos por estelionato, falsificação de documentos, fraudes previdenciárias contra o INSS e a Caixa Econômica Federal, além de lavagem de dinheiro.
Durante a operação, foram cumpridos um mandado de prisão e cinco de busca e apreensão. Os agentes confiscaram também um apartamento em Balneário Camboriú e outro em Itajaí. Os bens e veículos estavam em nomes falsos ou de terceiros ligados ao investigado.
A PF busca analisar os materiais eletrônicos apreendidos para descobrir a origem dos recursos usados para adquirir o patrimônio. Segundo a corporação, o suspeito poderá responder por uso de documentos falsos, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro, crimes que podem resultar em penas de até 50 anos de prisão.