RIO NEGRINHO. Nesta sexta-feira (29), o Seminário São José promoveu uma celebração especial para marcar o início do período natalino, contando os 75 anos de sua construção, iniciada em 1944. O evento reuniu seminaristas, formadores, integrantes da Orquestra Sinfônica e a comunidade, para uma noite repleta de música, teatro e espiritualidade. A reportagem aqui do Nossas Notícias acompanhou a atividade no local.
Durante a Cantata Natalina, foi apresentada a história do seminário, que há décadas desempenha um papel fundamental na formação religiosa e na promoção da fé católica. O momento emocionou os presentes, que tiveram a oportunidade de relembrar a importância deste espaço para a cidade e região.
Para o padre Tiago Araújo, ecônomo e formador do Seminário, que conversou com a reportagem aqui do Nossas Notícias, o evento representou um momento significativo.
“O vínculo com a comunidade e o espírito natalino, que se inicia neste que é o 1º Domingo do Advento, são muito importantes para nós. A presença do povo de Deus, que nos apoia com orações e doações, são essenciais.”
O padre Gilberto Moises Bohn Mittelstaedt, diretor do Seminário, também reforçou a centralidade de Jesus Cristo na celebração.
“Para nós, católicos, o Natal é o momento mais forte do ano, e dele nasce todo o sentido dessa época. É uma alegria abrir as portas do seminário para rezar, cantar e abençoar junto com a comunidade, encerrando o ano e anunciando o próximo”.
Os seminaristas participaram ativamente, tanto nos momentos musicais quanto no teatro, reforçando o compromisso com a evangelização e o fortalecimento da fé.
A noite foi um marco não só para a instituição, mas também para a comunidade local, que demonstrou sua devoção e apoio em grande número.
O evento marcou o encerramento das atividades do seminário neste ano, mas também foi um prenúncio do Advento, período de preparação para a celebração do nascimento de Cristo. A celebração uniu história, fé e comunidade em um verdadeiro espírito de Natal.
Após a celebração teve vendas de doces, salgados e refrigerante.
Padre Tiago Araújo e o padre Gilberto Moisés Bohn Mittelstaedt, diretor do Seminário