RIO NEGRINHO. Felicidade. Essa é a palavra que descreve, em sentido literal, a emoção das participantes de dois grupos da Academia Body Wellness, que participaram do 7º Planalto Norte Festival, competição de dança que aconteceu nos dias 22 e 23 de novembro, em Canoinhas.
O evento contou com equipes de diversas cidades, como Florianópolis, Jaraguá do Sul, Pomerode, Porto União, União da Vitória, Joaçaba, Videira, Canoinhas, São Mateus, Irineópolis, Major Vieira, Papanduva, Mafra e Monte Castelo, dentre outras.
As apresentações das rio-negrinhenses foram destaque na categoria Danças Populares e Folclóricas 40+, na sexta-feira (22), onde elas conquistaram o segundo lugar, com um grupo de alunas da terceira idade que deu um show de Dança Cigana. Já na categoria Danças Populares e Folclóricas Trio Adulto, o grupo fez uma apresentação de Dança do Ventre e ficou com a primeira colocação.
“Tudo foi muito concorrido! Na Dança Cigana competimos com um grupo com mulheres de 69, 70, 74 anos, … Foi maravilhoso! Elas vieram tão felizes, comemorando que foi a primeira vez que ganharam algo!”, contou Simone Tavares, professora, orientadora e proprietária da academia.
Em entrevista ao Nossas Notícias, ela destacou que um dos grandes feitos desse grupo foi mostrar que a idade não é um impeditivo.
“Foi uma alegria viver com elas essa oportunidade que tiveram de mostrar que estão na ativa, que tem potencial, que estão cheias de vida!”.
Sábado
No sábado (23), foi a vez da Dança do Ventre, onde o grupo rio-negrinhense foi campeão.
“Também foi uma colocação bem disputada, porque como é um festival competitivo, vão grupos com mais experiência, mais técnica, com figurinos mais elaborados… Teve a participação de grupos lindos e da mesma forma, foi muito emocionante para nós”.
Sobre as aulas
• Dança do ventre
Simone é formada em Educação Física e leciona já há muitos anos em diferentes modalidades de dança.
“Trabalho com a dança do ventre desde 2006, fiz três edições de Noites Árabes em Rio Negrinho e todas foram um sucesso. Eu tinha um grupo profissional, mas com a pandemia, acabei parando e o trabalho se dispersou. Porém, no final do ano passado retomei as aulas e essa foi a primeira competição que participamos, já chegando na primeira colocação”.
Dança cigana
Há dois anos Simone foi procurada por uma participante de um grupo de dança cigana que existia até então na cidade.
“A turma dela fazia aulas com outra professora, que se mudou e me indicou, porque eu também já trabalhava essa modalidade . A partir dali começamos um trabalho incrível, que chegou a esse resultado tão bonito no festival”.
Outras danças e mais informações
A professora finalizou adiantando que pretende formar grupos de dança do ventre com alunas iniciantes, que tenham interesse em futuramente também participar de competições e apresentações diversas.
“Já organizei e participei de eventos muito bonitos. Em um deles, fomos com um grupo de 55 bailarinas. Além de Rio Negrinho, já trabalhei em São Bento do Sul, Mafra e Canoinhas, fora as palestras que ministro. A dança do ventre é maravilhosa para a auto-estima e saúde da mulher”.
Quem desejar mais informações, pode entrar em contato com a profissional pelo WhatsApp 47991054601.