Nossas Notícias

Receba Nossas Notícias no Whatsapp

PRF reforça fiscalização e alerta sobre riscos de dirigir sem cinto no feriado da Proclamação da República

BRASIL. Com o feriado prolongado da Proclamação da República, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) dará início à Operação Proclamação da República a partir da meia-noite de quinta-feira (14) até domingo (17). Durante este período, a PRF intensificará a fiscalização nas rodovias federais para combater o não uso do cinto de segurança e conscientizar os motoristas sobre os riscos dessa prática.

Em Santa Catarina, entre janeiro e setembro de 2024, a PRF registrou cerca de 8 mil infrações pelo não uso do cinto. No ano anterior, esse número foi ainda maior, somando 11 mil ocorrências. O saldo das infrações tem sido trágico: 43 pessoas morreram e outras 180 ficaram feridas em acidentes envolvendo a ausência do cinto de segurança. Alexandre Castilho, porta-voz da PRF no estado, explica que, em colisões a 80 km/h, ocupantes sem cinto podem ser arremessados com força, colocando em risco todos os passageiros do veículo.

Dados da Organização Pan-Americana de Saúde destacam que o uso do cinto de segurança pode reduzir em até 50% o número de mortes em acidentes graves. No Brasil, o uso do cinto é obrigatório segundo o Código de Trânsito Brasileiro. A infração é considerada grave, com multa de cerca de R$ 195 e perda de 5 pontos na carteira.

A PRF reforça que o uso do cinto é essencial para preservar vidas e que, neste feriado, motoristas e passageiros devem estar atentos ao cumprimento das normas de segurança para um trânsito mais seguro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *