BRASIL. A deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) propôs, durante coletiva de imprensa nesta quarta-feira (13), a participação ativa do setor produtivo nas discussões sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que busca extinguir a escala de trabalho 6×1, reduzindo a jornada semanal para 36 horas. A parlamentar ressaltou a importância de unir todos os setores na mesa de negociação para aprimorar a proposta, afirmando que “não faremos esse debate de portas fechadas”.
A PEC, idealizada inicialmente pelo vereador carioca Rick Azevedo (PSOL-RJ), criador do movimento Vida Além do Trabalho (VAT), já ultrapassou o mínimo necessário de 171 assinaturas para ser protocolada e agora conta com o apoio de 216 deputados. Apesar do apoio significativo, ainda não há previsão de quando a proposta começará a tramitar na Câmara dos Deputados.
Erika Hilton também busca alinhamento com o Governo Federal para impulsionar o projeto. Ela já conversou com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e pretende se reunir com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), para fortalecer as articulações e promover um consenso em torno da proposta.