BRASIL. O deputado federal Jorge Goetten (Republicanos-SC) revelou detalhes sobre Francisco Wanderley Luiz, conhecido como Tiü França, autor do atentado a bomba que ocorreu nesta quarta-feira (13) em Brasília. Segundo Goetten, seu amigo e ex-colega de partido era considerado uma pessoa de bem e era querido em Rio do Sul, cidade de origem de ambos.
Francisco Wanderley Luiz morreu após se explodir em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF) e provocar outra explosão em seu carro nas imediações do Congresso Nacional.
“Era um grande amigo, pessoa querida, de bem. […] Mas ele me pareceu um pouco abalado. Aparentemente, tinha problema de saúde mental, emocionalmente abalado. Comentou sobre a separação com a mulher dele…”, disse o parlamentar, relatando a última vez em que conversou com Tiü.
Goetten acrescentou que, mesmo sem demonstrações anteriores de violência, o amigo parecia enfrentar problemas emocionais. Ele lamentou o ocorrido e expressou preocupação com o impacto potencial para outras pessoas e para o Congresso, pois França era frequentador regular da Câmara dos Deputados.
Francisco Wanderley, ex-candidato a vereador pelo PL em 2020, teria publicado mensagens nas redes sociais indicando sua intenção de realizar o atentado. Em resposta ao incidente, as atividades no Congresso foram suspensas nesta quinta-feira (14) para uma vistoria, uma vez que há suspeitas de que o autor possa ter acessado o Legislativo antes das explosões.