Nossas Notícias

Receba Nossas Notícias no Whatsapp

Rio Negrinho: estudantes do Colégio Caminho do Saber falam sobre expectativas para o segundo dia do ENEM, que acontece na tarde deste domingo

RIO NEGRINHO. Neste domingo (10), acontece a segunda etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), com a prova sendo realizada entre às 13h30 e 18h30, e os portões abertos das 12h às 13h. Na cidade, a aplicação será na Escola Manuel da Nóbrega. A data é esperada com ansiedade por milhões de estudantes em todo o país, que terão mais uma oportunidade de demonstrar o conhecimento adquirido ao longo do Ensino Médio.

Os resultados de cada aluno podem ser usados para a obtenção de bolsas de estudo em faculdades diversas e também em instituições de educação superior portuguesas que tem acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Nesta semana, a equipe aqui do Nossas Notícias conversou com alguns estudantes para entender suas impressões sobre a primeira etapa, realizada no último domingo (03) e as expectativas para hoje.

Prova do dia 3

Na primeira fase eles responderam 90 questões, sendo 45 de Linguagens, 45 de Ciências Humanas e uma redação dissertativa-argumentativa sobre “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”.

Os alunos do Colégio Caminho do Saber relataram que, embora considerem que o conteúdo das questões tenha sido relativamente acessível, o exame foi exaustivo, com textos mais longos do que os do ano anterior.

Questões relativamente fáceis

Para Sofia Warginovski, as questões de Linguagens foram “relativamente fáceis” se comparadas às de Ciências Humanas, que trouxeram tópicos mais específicos e contextos históricos do Brasil. Ela destacou ainda, que a redação foi tranquila e abordou um tema de fácil compreensão.

“As questões de humanas, às vezes, trazem situações que nem sempre percebemos no dia a dia”.

“Redação foi tranquila”

Já Raissa Drosczaka enfatizou a abordagem interpretativa do exame, dizendo que esperava um conteúdo mais teórico. 

“Mas foi mais interpretativo. Já a redação foi tranquila”.

Importância do preparo psicológico

Andrei Mashal Vieira, por sua vez, também comentou sobre o caráter interpretativo da prova e ressaltou a importância do preparo psicológico.

“Achei a prova bem interpretativa e o tema da redação foi favorável. Preparação é importante, mas o psicológico influencia bastante na resolução das questões”.

O que esperam para esse domingo

Hoje eles terão que responder 90 questões de Matemática e Ciências da Natureza. 

Os estudantes acreditam que essa segunda prova pode apresentar um nível de dificuldade maior, mas esperam que seja menos cansativa em comparação à primeira etapa, que exigiu foco e resistência mental. A maioria apontou o cansaço psicológico como um dos principais desafios, mesmo com a preparação prévia.

A equipe aqui do Nossas Notícias deseja uma boa prova e muito sucesso a todos!

Alunos com Michelle Gonçalves, coordenadora pedagógica

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *