SANTA CATARINA. Uma operação conjunta das polícias Federal e Militar Ambiental desmantelou, nesta terça-feira (5), um esquema de caça ilegal no Parque Nacional da Serra do Itajaí. Batizada de Operação Pelznickel, a ação cumpriu 18 mandados de busca e apreensão em residências de suspeitos nas cidades de Blumenau, Indaial, Rio dos Cedros e Guabiruba, resultando em prisões e apreensões de armas e outros materiais.
Segundo informações das autoridades, o grupo utilizava estratégias sofisticadas para burlar a fiscalização, como o uso de GPS e o apoio de “olheiros” para monitorar a presença de agentes de fiscalização. Armadilhas, cães treinados e dispositivos para caça de animais silvestres, incluindo veados, quatis, cutias e pacas, também foram encontrados.
A investigação, que já estava em andamento há mais de um ano, foi coordenada pela 1ª Vara da Justiça Federal de Joinville e contou com o apoio de 114 agentes e 34 viaturas. Os suspeitos poderão responder por crimes ambientais, organização criminosa e posse ilegal de armas.