SANTA CATARINA. Neste sábado (2), um homem foi preso em Lages por maus-tratos a animal após tentar castrar sua cadela sem supervisão veterinária. A Polícia Militar atendeu a uma denúncia no bairro Cruz de Malta, onde encontrou o animal preso a uma corrente e com um sangramento significativo na região abdominal.
O dono do animal afirmou que a cadela estava com um problema de saúde e que, após seguir orientações de um veterinário para tratar a lesão com compressas, decidiu removê-la por conta própria usando uma faca, acreditando que os cuidados iniciais não eram suficientes.
A Polícia Militar acionou o Centro de Zoonoses e um fiscal da prefeitura para levar a cadela a um veterinário para atendimento emergencial. Com as evidências de maus-tratos, o homem foi levado à Delegacia de Polícia Civil, onde foi lavrado o boletim de ocorrência.
A Polícia Militar reforça que maus-tratos a animais são crimes previstos na legislação e destaca a importância de buscar ajuda veterinária profissional para evitar sofrimento aos animais e garantir cuidados adequados.