SÃO BENTO DO SUL. Receber o diagnóstico de uma doença grave é uma das experiências mais difíceis que qualquer pessoa pode enfrentar. Para muitos, lidar com essa realidade e aceitá-la é um processo complexo e doloroso. Não foi diferente para Nilva Aparecida Cardoso da Luz, assistente social, que após descobrir que tinha câncer de pulmão, viu sua vida dar uma reviravolta.
Mas hoje, além de enfrentar o tratamento, ela compartilha sua trajetória e a de outros pacientes em um livro que pretende inspirar e levar esperança.
“A ideia surgiu da minha necessidade de buscar informações sobre o assunto, depois do impacto do diagnóstico. Meu interesse era saber como outras pessoas, com um diagnóstico parecido, lidavam com isso”, contou ela em entrevista à reportagem aqui do Nossas Notícias.
No entanto, ao procurar relatos reais, Nilva percebeu que quase não havia histórias compartilhadas abertamente. Foi então que entendeu que poderia ser interessante escrever sobre isso.
Assim, seu livro, intitulado “A vida além do diagnóstico”, reúne relatos de sete pacientes, alguns ainda em tratamento, como a própria Nilva, e outros já curados.
“O objetivo principal é justamente o título: mostrar que, apesar da doença, existe vida para os pacientes”, explicou.
Entre as influências para a realização do projeto, Nilva destacou o papel da jornalista Ana Michele, que foi quem a incentivou a contar essa história.
Ela frisou que a obra não tem a intenção de minimizar a gravidade do câncer, mas também não pretende transformá-lo em um monstro.
“Queremos mostrar que é possível viver, mesmo com o terrível diagnóstico de morte. Não menosprezamos a doença, mas também não a fazemos maior do que ela é”, afirma.
A tiragem inicial do livro será de 500 exemplares, e toda a renda obtida com as vendas será destinada à Rede Feminina de Combate ao Câncer de São Bento do Sul.
“Este é um projeto social voluntário, e estou aguardando a resposta da gráfica para definir a data de lançamento. Acredito que logo já teremos uma confirmação”, disse.
Lançamento
O evento de lançamento será formal, com o objetivo de apresentar a obra e contribuir para a causa.
Nilva e sua luta
A luta de Nilva contra o câncer começou em janeiro de 2021, quando, em meio à pandemia de COVID-19, ela foi diagnosticada com a doença. Durante um exame de tomografia de tórax, os médicos descobriram os nódulos.
“Nunca fui fumante, mas fui diagnosticada com câncer de pulmão”, revelou.
Desde então, ela passa por quimioterapia e imunoterapia a cada 21 dias, buscando controlar a doença e admitiu que, ao contrário de muitos curados que relatam ter aceitado o diagnóstico, essa aceitação ainda é um desafio.
“Eu, na verdade, nunca aceitei. Mas não há outra opção”, desabafou.
Apesar das dificuldades, Nilva continua a viver da melhor forma possível e espera que “A vida além do diagnóstico” possa oferecer esperança e encorajamento a inúmeras mulheres e homens que enfrentam situações semelhantes.
“O resto, você vai ler no livro…”, concluiu.