Nossas Notícias

Receba Nossas Notícias no Whatsapp

Rio Negrinho: Dolores Vellasques lança seu segundo livro em evento no Salão São Pedro, em novembro


RIO NEGRINHO. No dia 9 de novembro, a comunidade da cidade e região poderá “embarcar” na “Travessia da Esperança”, segundo livro lançado pela escritora e pesquisadora Dolores Tureck Vellasques. Ela vai receber o público em um evento no Salão São Pedro, na Colônia Olsen, a partir das 14h.

No local, a partir das 15h, será realizada uma cerimônia de apresentação da obra, quando a autora também fará uma breve exposição sobre o processo de pesquisa e a importância cultural do lançamento. Apresentações musicais e coffee break complementam a programação.

“Travessia da Esperança” é um trabalho profundo e detalhado que explora as origens e trajetórias das famílias pioneiras que ajudaram a construir a história e cultura da região.

Com anos de pesquisa e viagens realizadas para obter informações e detalhes históricos, em “Travessia da Esperança” Dolores documenta as lutas, conquistas e raízes culturais dos ancestrais, incluindo relatos e fatos registrados através dos tempos e obtidos em viagens e consultas que fez em arquivos da Europa e outras regiões.

Este livro é um convite para conhecer e valorizar a memória coletiva que ainda hoje influencia a identidade da comunidade.

A presença de autoridades locais, familiares, leitores, pesquisadores e entusiastas da literatura promete tornar o evento um marco cultural para Rio Negrinho e para todos os interessados em preservar e promover a nossa história.

O encontro tem entrada gratuita e promete ser um espaço de aprendizado e partilha de conhecimento.

Sobre a autora

Dolores Tureck Vellasques dedicou-se ao magistério, atuando como professora e alfabetizadora. Demonstrou seu compromisso com a educação ao assumir cargos de coordenação local, entre 1987 e 1991 e coordenação regional, entre 1995 e 1999. Também participou ativamente como membro do Conselho de Educação em dois períodos distintos – 1991/1992 e 1998/2002 -, onde contribuiu para o desenvolvimento educacional da comunidade.

É artista plástica e sócia da ARNAP. Participou de várias exposições e demonstrou seu talento ao ilustrar o próprio livro com seus desenhos. Sua contribuição às artes visuais também se refletiu em seu envolvimento no Conselho da Cultura, onde atuou entre 2012 e 2013, ajudando a promover a arte na região.

Em 2009, Dolores publicou seu primeiro livro, intitulado “Além de 1 Horizonte”, que aborda a saga dos poloneses, destacando a história e as dificuldades enfrentadas pelos imigrantes em suas novas terras, incluindo Rio Negrinho e região. Essa obra foi apresentada na Vitrine Literária Polônica do Brasil, em Curitiba (PR).

Sua produção literária é enriquecida por suas contribuições em jornais como Polska w Brazylii e O Líder, nos quais publicou artigos que refletem seu interesse pela história e pela cultura polonesa.

É também uma das sócias fundadoras da Sociedade Cracóvia e atuou como presidente da entidade por cinco anos. Seu trabalho em prol da cultura polonesa incluiu a criação do Grupo Folclórico Polonês Kraków, em Rio Negrinho, contribuindo para a preservação e divulgação das tradições e valores culturais dos descendentes na comunidade local.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *