SANTA CATARINA. A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (23) a Operação Falsa Promessa, investigando um esquema de compra de votos com cédulas falsas, Caxambu do Sul. A investigação teve início após uma denúncia apontar que eleitores receberam dinheiro falso para votar em candidatos específicos durante as eleições municipais, ocorridas em 6 de outubro.
A operação cumpriu 12 mandados de busca e apreensão nas residências de suspeitos ligados ao crime, incluindo dois vereadores da cidade, que estariam envolvidos no esquema. Embora nenhuma cédula tenha sido encontrada até o momento, a Polícia Federal revelou que notas falsas circularam no comércio local, gerando grande repercussão.
Celulares e equipamentos eletrônicos foram apreendidos e serão analisados em busca de provas que possam confirmar o envolvimento dos suspeitos. Segundo o delegado Philipe Suriano, algumas notas falsas teriam sido destruídas após a descoberta do esquema.
A investigação segue em andamento, com 30 agentes da PF envolvidos. Os acusados podem enfrentar penas que somam até 16 anos de prisão pelos crimes de corrupção eleitoral e uso de moeda falsa.