BRASIL. Um ciclone extratropical está previsto para se formar entre o Uruguai e o Rio Grande do Sul entre a noite de quarta-feira (23) e a madrugada de quinta-feira (24), trazendo ventos que podem ultrapassar os 80 km/h e fortes chuvas para a região Sul do Brasil.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), áreas de instabilidade causadas pelo calor e pela umidade vão provocar pancadas de chuva no oeste do Paraná e no centro-oeste do Planalto Sul de Santa Catarina.
Na quarta-feira, o ciclone deverá ingressar pelo oeste e sul do Rio Grande do Sul, gerando ventos fortes e chuvas intensas, que alternarão com períodos de sol. À medida que o sistema se intensifica, na quinta-feira (24), tempestades devem atingir o Uruguai, norte da Argentina, Paraguai e o sul do Brasil.
O fenômeno vai seguir seu deslocamento em direção ao alto-mar, mas antes disso provocará rajadas de vento que podem superar os 100 km/h nas áreas mais próximas do Uruguai, bem como em algumas regiões do Paraguai e Argentina. Em outras áreas, incluindo Porto Alegre, as chuvas serão mais moderadas, mas acompanhadas de ventania.
Na sexta-feira (25), o ciclone estará em alto-mar, e o tempo seco com sol deve predominar em grande parte da região Sul, exceto no norte do Paraná, que ainda terá algumas instabilidades. Mesmo assim, o litoral dos três estados do Sul poderá sentir os efeitos dos ventos moderados a fortes.
O INMET reforça a importância de acompanhar os avisos meteorológicos emitidos diariamente para garantir a segurança da população.