Nossas Notícias

Encontro do Grupo de Cuidadores e Familiares de Alzheimer promove reflexões e aprendizados com terapeuta de Rio Negrinho

RIO NEGRINHO. Na noite desta quinta-feira (17), o Grupo de Cuidadores e Familiares de Alzheimer realizou um encontro especial, conduzido pela terapeuta corporal Simone da Cruz, de Rio Negrinho, que trouxe uma rica reflexão sobre “Como transformar a convivência e o cuidado do idoso com Alzheimer em um momento de amor”.

Com entrada gratuita, o evento aconteceu no Lar Sênior (antigo Hotel Beguizza), no Lençol, em São Bento do Sul.

Simone, que também atua como doula e consultora em amamentação, compartilhou suas experiências e aprendizado de mais de seis anos, incluindo seu trabalho com musicoterapia para idosos com alzheimer. 

Durante a reunião, ela destacou a importância de pequenos gestos, que, mesmo em meio aos desafios da doença, permitem criar conexões e fortalecer os vínculos afetivos. A especialista  compartilhou detalhes de seu trabalho anterior, realizado com idosos portadores de Alzheimer, com quem realizou terapias corporais e musicoterapia, focando também no “cuidado ao cuidador”.

Ela contou que essa experiência a levou a enxergar a necessidade de se valorizar as pequenas interações diárias e os momentos de conexão que ainda podem ser estabelecidos, mesmo que a memória do paciente já esteja comprometida.

Simone também destacou que, mesmo quando o portador de Alzheimer já não distingue claramente quem está presente, ele ainda consegue perceber o ambiente e reagir a mudanças de rotina ou cuidadores, muitas vezes ficando agitado, agressivo ou deprimido.

“Isso significa que a pessoa, embora não saiba dizer quem está com ela, sente a presença e reage de alguma forma, mesmo que seja com um simples olhar”, explicou.

O fato de como a doença desafia os cuidadores a reaprender a valorizar os gestos e momentos mais simples,  vivendo de outra forma, também foi lembrado por ela.

Bilhetes

Durante a reunião, Simone distribuiu bilhetes contendo frases como “Quando você ouve, me sinto respeitada” e “Cada olhar seu me traz alento”. Esse gesto emocionou os participantes, que retornaram com feedbacks inspiradores.

Dentre os agradecimentos, um dos participantes escreveu:

“Muito obrigado, terapeuta corporal Simone da Cruz, pela palestra. Foi de grandes ensinamentos e nos fez refletir sobre nossos idosos com ou sem Alzheimer/demência!”.

A atividade foi descrita por ela como “linda e acolhedora”.

“Poder contribuir, faz com que eu entenda cada vez mais a importância de pequenos gestos feitos com o coração. Se eu conseguir um sorriso de alguém, ou aumentar um pouco mais a fé dessa pessoa em si mesma, já sei que posso fazer a diferença na vida de quem acompanha meu trabalho”, afirmou, com emoção.

Avaliação da coordenação do grupo

Gleidi Klein Floriani, organizadora do grupo, enfatizou os desafios diários de quem cuida de familiares com Alzheimer, especialmente a sobrecarga emocional.

“A palestra de Simone foi acolhedora e trouxe uma mensagem inspiradora. A frase ‘Mude o que é possível e não sofra pelo impossível’, ecoou entre os presentes, incentivando todos a lidar melhor com o que está ao seu alcance”.

Próxima reunião

O próximo encontro, ainda com data a ser definida, terá como tema “Quem cuida do cuidador”, novamente com a participação de Simone e promete continuar sendo um espaço de apoio e aprendizado mútuo.

Para mais informações entre em contato com Gleidi, uma das organizadoras das reuniões pelo número 47 9151-7734

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram