Nossas Notícias

Santa Catarina detecta nova linhagem de Covid-19 com alta transmissibilidade

SANTA CATARINA. Uma nova linhagem do Sars-CoV-2, denominada XEC e pertencente à variante Omicron, foi identificada em Santa Catarina, elevando o alerta sobre a evolução da Covid-19 no estado.

A linhagem também foi encontrada em amostras de pacientes no Rio de Janeiro e São Paulo, conforme divulgado pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) na última sexta-feira (11).

Pesquisas indicam que a XEC possui maior capacidade de transmissão, sendo classificada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma “variante sob monitoramento” desde 24 de setembro.

As mutações que caracterizam essa linhagem têm chamado a atenção desde meados de 2024, quando o aumento de casos na Alemanha revelou seu potencial de disseminação rápida. A XEC se espalhou por 35 países e, até o início de outubro, mais de 2,4 mil sequências genéticas relacionadas à cepa foram depositadas na plataforma Gisaid.

Em Santa Catarina, as amostras dos pacientes foram colhidas em setembro. O Laboratório de Vírus Respiratórios do IOC, que é referência nacional no estudo do Sars-CoV-2, realizou a análise e confirmou a presença da variante no estado. O mesmo laboratório também foi responsável por identificar os primeiros casos no Rio de Janeiro e São Paulo.

Até o momento, a Secretaria de Saúde de Santa Catarina não divulgou novas orientações em relação à detecção da linhagem XEC.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram