SANTA CATARINA. A Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil, publicou um Aviso Geológico informando sobre a chuva que começou na madrugada desta quarta-feira (09), e que tende a ganhar força a partir da tarde em áreas do Litoral Sul, Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Norte.
De acordo com o informe, divulgado já nesta terça (08), a partir do início da tarde de hoje, o risco geológico aumenta principalmente durante a noite, com o encharcamento do solo e o somatório dos valores expressivos de chuva no período.
Os acumulados podem somar valores entre 150 e 200mm, com pontuais acima nas áreas de encosta no Vale do Itajaí, Grande Florianópolis, Litoral Norte, e parte do Litoral Sul e Planalto Sul. Para a região do Grande Oeste e Planalto Norte, são esperados valores entre 100 e 150 mm.
Conforme os especialistas, a condição para risco geológico a deslizamentos, fluxo de detritos e queda de blocos é MUITO ALTA na região serrana do Litoral Sul e Planalto Sul, Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte. Ainda assim, o risco também é ALTO no Grande Oeste, Planalto Norte e Planalto Sul. Essa possibilidade é atrelada nas áreas que já apresentam predisposição para movimentação, áreas de encostas próximas a rodovias e áreas já mapeadas com risco de movimentação de massa.
Moradores de áreas com histórico de ocorrências como o Morro dos Cavalos, na Grande Florianópolis; Serra do Rio do Rastro, Serra do Corvo Branco e em municípios como Praia Grande, Timbé do Sul e o Alto Vale do Itajaí devem ficar atentos ao risco de deslizamentos pontuais devido chuvas persistentes e volumosas.
A Proteção e Defesa Civil recomenda que a população fique atenta a sinais como :
- Inclinação de cercas, muros, postes e árvores
- Aparecimento de água e protuberâncias na base da encosta
- Sons incomuns, como árvores quebrando e estalos na encosta
- Rachaduras ou fendas em encostas e paredes
- Muros e paredes estufadas