MUNDO. Na manhã desta terça-feira (1º), o avião presidencial que transportava Luiz Inácio Lula da Silva (PT), presidente do Brasil, teve de retornar ao Aeroporto da Cidade do México devido a um problema técnico. Segundo informações da Força Aérea Brasileira (FAB), o incidente ocorreu logo após a decolagem. Embora o problema tenha sido resolvido, a aeronave precisa aguardar o consumo de combustível para realizar o pouso em segurança.
A bordo da aeronave VC-1 estavam 16 pessoas, incluindo o presidente, que esteve na Cidade do México para a posse da presidente Claudia Sheinbaum. A equipe do presidente informou que todos estão tranquilos e continuam em contato com o Palácio do Planalto.
Uma das hipóteses levantadas para o problema técnico seria uma colisão com um pássaro que afetou a turbina do avião, levando à necessidade de um retorno. Lula deve retornar ao Brasil ainda hoje (01), em outra aeronave.
A FAB confirmou a situação em nota, assegurando que os procedimentos de segurança foram realizados com sucesso.
Veja a nota da FAB na íntegra:
“A aeronave presidencial VC-1, que transporta o senhor presidente da República no trecho entre o México e o Brasil, apresentou um problema técnico após a decolagem do Aeroporto da Cidade do México, nesta terça-feira (01/10).
Realizados, com sucesso, os procedimentos de segurança para solução do problema apresentado, os pilotos aguardam o consumo de combustível necessário para retornarem ao mesmo aeródromo da decolagem, com troca de aeronave e regresso a Brasília“.