SANTA CATARINA. Em uma operação de resgate no município de Salto do Céu, Mato Grosso, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) localizou e resgatou 16 brigadistas que estavam perdidos em uma área de mata fechada por mais de 24 horas. O incidente ocorreu durante uma missão de combate aos incêndios na região, que enfrenta uma situação crítica devido às queimadas.
O grupo de brigadistas, que estava desaparecido desde o meio-dia de sexta-feira (27), foi encontrado por volta das 14h deste sábado (28). A operação foi conduzida pelas equipes da Força-Tarefa (FT) do CBMSC, em parceria com bombeiros do Mato Grosso, e liderada pelo sargento Felipe Santiago Amaro Corrêa.
Segundo o sargento Felipe, os brigadistas possuíam um rádio com pouca carga de bateria, o que permitiu uma comunicação mínima, facilitando a localização do grupo. “Mantivemos contato e fomos adentrando na mata até conseguirmos localizá-los”, relatou o sargento. Os brigadistas estavam em segurança, mas exaustos após mais de um dia perdidos na mata.
Salto do Céu é uma das cidades do Mato Grosso que decretou situação de emergência devido aos incêndios florestais. Além desta operação, outras equipes do CBMSC estão atuando em municípios como Nova Mutum, Rosário do Oeste, Nossa Senhora do Livramento e Chapada dos Guimarães.
A missão do CBMSC no Mato Grosso faz parte da Força Nacional de Segurança, sendo esta a segunda equipe enviada pelo governo catarinense para auxiliar no combate aos incêndios no Centro-Oeste. Conforme dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o Mato Grosso lidera o ranking de focos de incêndios florestais no Brasil em 2024.