Florianópolis – Uma carga de canabidiol avaliada em R$ 150 mil, furtada no dia 23 de agosto, foi recuperada pela Polícia Civil de Santa Catarina (PCSC) nesta quarta-feira (data), no bairro São João do Rio Vermelho, em Florianópolis. A operação resultou na apreensão de 63 frascos do medicamento, que estavam em posse de pai e filho, apontados como responsáveis pelo crime.
A investigação foi conduzida pela Delegacia de Polícia da Comarca de Palhoça, após a empresa transportadora informar que a carga, destinada a um cliente final, havia sido desviada por uma transportadora terceirizada. Ao todo, 72 frascos de canabidiol foram subtraídos.
Cumprindo mandados de busca e apreensão em três endereços, a polícia localizou 42 frascos na primeira residência e mais 21 em outro endereço. Além do canabidiol, a operação também apreendeu uma grande quantidade de outros medicamentos e produtos farmacêuticos, possivelmente também desviados pela mesma quadrilha.
Pai e filho, apontados como responsáveis pela logística da carga, estão sendo investigados por furto qualificado.
O canabidiol, extraído da planta Cannabis sativa, é amplamente utilizado no tratamento de doenças como epilepsia, dores crônicas, Alzheimer, Parkinson, distúrbios comportamentais e transtornos de ansiedade. Ao contrário do tetraidrocanabinol (THC), o canabidiol não possui efeitos psicoativos.
A investigação segue em andamento, e a polícia trabalha para recuperar o restante dos frascos subtraídos.