RIO NEGRINHO. Éder Pietro Biasi, morador do bairro Vila Nova e seguidor aqui do Nossas Notícias, entrou em contato para compartilhar uma foto da chuva preta que ele contou ter registrado nesta madrugada (14). Em Jaraguá do Sul, um morador também registrou a mesma ocorrência, por volta das 05h (vide foto no final da matéria).
O fenômeno vem ocorrendo em Santa Catarina desde essa quinta-feira (12) quando conforme a Defesa Civil estadual, foi registrado primeiramente em Maravilha, no Oeste. A DC informou também que até essa sexta (13), a chuva havia caído em outras 22 cidades.
Provocada pela fuligem transportada das queimadas na Amazônia e no Pantanal, a chuva preta já caiu no estado em setembro de 2020, segundo a Epagri/Ciram. Naquela ocasião, o fenômeno atingiu as regiões entre o Extremo Oeste e Meio-Oeste e Planalto Norte, sendo documentado na Revista Agropecuária Catarinense, no link: https://publicacoes.epagri.sc.gov.br/rac/article/view/1082.
Previsão do tempo
• Sábado
De acordo com a Defesa Civil, neste sábado (14), o deslocamento da frente fria por Santa Catarina, somada a influência de uma área de baixa pressão, segue mantendo a instabilidade no tempo em todo o estado, bem como a condição para chuva e temporais, que tendem a ficar mais concentrados entre entre a Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e região norte, mantendo o risco moderado a alto para ocorrências associadas a destelhamentos, alagamentos e enxurradas pontuais.
O vento vira para sul no decorrer do dia, com rajadas entre 50 e 70 km/h nas áreas costeiras, principalmente entre a tarde e à noite. As temperaturas mínimas ocorrem ao final do dia, variando entre 6°C e 12°C do Meio-Oeste a Serra e Grande Florianópolis Serrana e de 12°C a 17°C nas demais áreas.
Já com relação as temperaturas máximas, oscilam entre 18°C e 24°C na maioria das regiões, com valores menores nas áreas serranas e pontualmente maiores entre o Baixo Vale do Itajaí e o Litoral Norte.
• Domingo
A instabilidade persiste em todo estado e há condições para chuva e temporais isolados a qualquer momento do dia, com risco moderado para ocorrências.
A partir da tarde, a influência de um novo sistema de baixa pressão associado a uma frente fria, intensifica a chuva e os temporais, principalmente entre a Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e região norte, onde o risco para ocorrências associadas a alagamentos e enxurradas passa a ser alto.
O vento predomina de nordeste no interior e de sul/sudeste na costa entre Florianópolis e o Litoral Norte, onde deve apresentar rajadas entre 40 e 60 km/h, deixando o mar agitado com ondas de sudeste entre 2,0 e 2,5m.
O risco é baixo a moderado para ocorrências associadas à agitação marítima. As temperaturas apresentam diminuição em relação ao dia anterior, variando no amanhecer entre 4°C e 15°C pelo estado.
Durante à tarde, em função da cobertura de nuvens, chuva e vento sul, as temperaturas não apresentam elevação na maioria das áreas, oscilando entre 10°C e 18°C entre o Meio-Oeste e Litoral.